Nome do Projeto
Padrões e processos determinantes da diversidade taxonômica de aves em regiões campestres do sudeste da América do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 30/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Ecologia
Resumo
A compreensão dos padrões e processos que estruturam a diversidade biológica é um dos alvos principais de estudo dos ecólogos. Ideias centrais como a medição da diversidade, as teorias do nicho, da biogeografia de ilhas, da neutralidade e o conceito de metacomunidades nortearam uma série de modelos teóricos e aplicações empíricas, tanto em nível taxonômico quanto funcional e filogenético. Atualmente é consenso que as interações entre indivíduos, variáveis ambientais, eventos estocásticos, biogeográficos e demográficos e limitantes de dispersão agem como filtros para as espécies de forma pura ou compartilhada e delimitam a estruturação da diversidade. Enquanto uma forte influência do clima, da produtividade e de fatores históricos é bem documentada para amplas escalas, em menores escalas diferentes variáveis ambientais e espaciais tendem a contribuir com maior significância dependendo dos ambientes e organismos analisados. Desse modo, desemaranhar os padrões de diversidade e a contribuição de fatores ambientais e espaciais em diferentes organismos e ecossistemas se torna relevante do ponto de vista ecológico e conservacionista. A região sudeste da América do Sul, por exemplo, possui as maiores extensões de campos do continente e uma alta diversidade de aves, os quais vêm sendo ameaçados devido à rápida conversão de ambientes naturais. Desse modo, o presente projeto busca compreender como a diversidade taxonômica de aves em regiões campestres do sudeste da América do Sul está estruturada em um contexto regional e qual a influência de fatores ambientais e espaciais sobre ela.

Objetivo Geral

Objetivo geral: compreender os padrões e processos que estruturam a diversidade taxonômica de aves em regiões campestres do sudeste da América do Sul em ampla escala.
Objetivos específicos:
(1) Caracterizar os padrões de riqueza e composição da avifauna nestas regiões campestres;
(2) Quantificar a influência de variáveis ambientais e espaciais na diversidade alfa e beta de aves nas diferentes regiões campestres;
(3) Analisar a relação entre a diversidade alfa e beta e as variáveis ambientais e espaciais em diferentes escalas espaciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOÃO PAULO GAVA JUST4003/04/201730/03/2018
OLIVIER JEAN FRANCOIS BONNET103/04/201730/03/2018
WILLIAN MACHADO DOS SANTOS203/04/201730/03/2018

Página gerada em 26/04/2024 21:29:17 (consulta levou 0.035555s)