Nome do Projeto
ARQUITETURA COMERCIAL COMO COMPONENTE ESTRATÉGICO PARA ATRAIR O CONSUMIDOR
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 03/04/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Planejamento e Projeto do Espaço Urbano
Resumo
Nesse novo cenário global, de constantes mudanças devido à globalização, estamos vivenciando a adesão e inserção de novas tecnologias. Dessa forma, presencia-se atualmente, consumidores conectados e bem informados no mundo da internet. Percebemos que as organizações buscam se aperfeiçoar por meio do atendimento de qualidade e com foco no cliente, exigido pela competitividade. A temática a ser abordada nesta pesquisa analisa a percepção da arquitetura comercial como um componente estratégico para atrair o público alvo dos diversos logistas, criando uma vantagem competitiva em relação ao e-commerce. A partir disso, o estudo pretende contribuir para o entendimento das estratégias projectuais que levam o consumidor a ter experiências positivas de compras e ao logista a atrair mais clientes. Com evolução do e-commerce, ou seja, comércio virtual, os consumidores estão migrando cada vez mais para compras online, devido a crescente utilização da internet e facilidade de compra sem sair de casa. Esses novos hábitos de compras preocupam os varejistas tradicionais os quais possuem um espaço físico para receber o consumidor. Para que se mantenham no mercado é necessário que adaptem seu ponto de venda para atender a um cliente que está se acostumando com facilidades e diferenciais que ele usufrui no mundo virtual. Faz-se necessário que o logista busque vantagem competitiva por meio da arquitetura, utilizando-a como estratégia para atrair o consumidor e proporcionar experiências positivas na compra dos produtos.

Objetivo Geral

A presente pesquisa, tem como objetivo geral analisar a percepção do consumidor em relação ao ambiente comercial, a influência da arquitetura na efetivação da venda no comércio de vestuário e propor estratégias para atrair e reter clientes.

Por conseguinte, o estudo apresenta como objetivos específicos:
1. Analisar os atuais comportamentos de compras em diferentes ambientes;
2. Entender as variáveis que influenciam o comportamento do consumidor;
3. Apresentar soluções arquitetônicas integradas para ampliar a competitividade dos logistas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE ESTIVALETE CUNHA1003/04/201703/04/2019

Página gerada em 14/11/2019 09:31:44 (consulta levou 0.077549s)