Nome do Projeto
Tende sempre convosco algum bom livro de devoção: discursos morais, devoção e vida virtuosa na literatura religiosa lusoamericana, séculos XVI-XVIII
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 05/02/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
O projeto visa a analisar os discursos morais e religiosos de dois manuais de devoção europeus escritos e publicados nos séculos XVI e XVII, Combate Espiritual [1ª edição em 1589], do italiano Lorenzo Scupoli (1530-1610) e Introdução à Vida Devota [1ª edição em 1609], do francês São Francisco de Sales (1567-1622), relacionando-os ao contexto europeu de ampliação das práticas de leitura e de divulgação Contrarreformista de aspectos teológicos e doutrinários da fé católica. Entre os objetivos, está a análise dos discursos morais que primavam pela purificação da alma, pela condução da vida devota e pela prática de exercícios virtuosos que garantiriam a salvação eterna da alma. A análise destas obras visa a contribuir tanto com a historiografia dedicada às práticas de escrita e leitura de manuais devocionais no contexto luso-brasileiro colonial, quanto com aquela debruçada sobre aspectos religiosos católicos do período moderno.

Objetivo Geral

* Analisar os discursos morais religiosos de dois manuais de devoção europeus escritos e publicados nos séculos XVI-XVII e reeditados continuamente entre os séculos XVIII e XIX, a saber, Combate Espiritual e Introdução à Vida Devota, relacionando-os ao contexto seiscentista e setecentista português de ampliação da escrita, leitura, circulação e recepção dessa literatura religiosa.

Objetivos específicos:
* Identificar os modos como os autores/editores destes dois manuais conduziam a leitura desejada da obra, destacando a relação dialógica do autor com o leitor, no sentido de construir intencionalmente padrões de leitura e de interpretação baseadas na moralidade cristã moderna.
* Analisar os discursos morais que primavam para a purificação da alma e condução da mesma na trilha da vida devota e da salvação.
* Analisar os discursos morais sobre o conhecimento de si e o cultivo das virtudes cristãs, bem como as advertências relativas aos comportamentos e sentimentos necessários ao exercício da virtude e da vida virtuosa.
* Identificar e analisar as representações das diversas ordens de tentações às quais os fiéis estariam expostos.
* Possibilitar experiências de pesquisa histórica aos graduandos em História (Licenciatura e/ou Bacharelado), importantes para sua formação acadêmica.
* Promover reuniões de orientação com acadêmicos desenvolvendo práticas de discussões de textos e de metodologia de pesquisa.
* Publicar artigos científicos ao longo do processo de pesquisa.
* Divulgar resultados parciais e finais da pesquisa em eventos da área de História.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ806/02/201705/02/2019
JOÃO VITOR DE ARMAS TEIXEIRA2006/02/201705/02/2019
JOÃO VITOR DE ARMAS TEIXEIRA1201/08/201731/07/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 15.280,00

Página gerada em 26/04/2024 22:02:19 (consulta levou 0.068872s)