Nome do Projeto
O texto como instrumento de comunicação e aprendizagem
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/04/2017 - 10/04/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Resumo
A idéia para a realização deste projeto de pesquisa surgiu a partir de uma série de reflexões e considerações feitas pela pesquisadora ao ministrar a disciplina de Ensino de Espanhol Instrumental , no Curso de Português e Espanhol da UFPel. Os alunos, nas aulas práticas, tinham que ministrar aulas de diferentes conteúdos gramaticais e linguísticos partindo sempre de um texto, já que é através do texto e não por meio de frases ou palavras isoladas, que o aluno torna-se capaz de construir sentido, conhecimento sobre determinados conteúdos. Segundo Bakhtin (1979), se não existissem os textos em suas diferentes formas, o intercambio verbal seria quase impossível. Segundo este mesmo autor, a comunicação se produz já que podemos criar e interpretar uma grande variedade de tipo de textos, que necessitamos para as diversas situações (públicas ou privadas) em que nos envolvemos. Por outro lado, Ferrero e Martín Peris (2013) advogam que criar e interpretar textos para nos comunicar implica utilizar adequadamente tanto material de natureza linguística (fonemas, grafemas, palavras e sintagmas), como recursos não verbais (tons de voz, tipografias e disposições na página, gestos, imagens e sons). Diante das considerações tecidas acima, que são fundamentais para a aquisição e aprendizagem de uma língua, seja ela materna ou estrangeira, apresenta-se o presente projeto de pesquisa, que se propõe investigar se, realmente, os professores da rede municipal e estadual da cidade de Pelotas e Região utilizam o texto em suas aulas de língua como instrumento de comunicação e aprendizagem e de que maneira o fazem.

Objetivo Geral

Este estudo tem como objetivo principal investigar se os professores da rede municipal e estadual da cidade de Pelotas e Região empregam o texto como unidade completa de comunicação em suas aulas, e qual a metodologia utilizada para alcançar seus objetivos Para isso, será montado um grupo de pesquisa com alunos do quinto semestre do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, que cursaram a disciplina Ensino do Espanhol Instrumental, com destacado aproveitamento na disciplina. Estes alunos, ao longo do projeto, procurarão relacionar seus conhecimentos teóricos adquiridos no Curso de Letras da UFPel com a prática desenvolvida pelos professores da rede pública, além de observar como acontece essa inter-relação entre texto e aprendizagem de língua, se efetivamente o texto serve como um instrumento de comunicação e aprendizagem, ou, se pelo contrario, os professores o usam como ‘pretexto’ ou somente para cumprir exigências impostas pelos setores pedagógicos da instituição. Após a coleta e análise dos dados pretende-se discutir os resultados obtidos e socializá-los com os alunos do Curso de Letras, bem como dialogar com a comunidade acadêmica e com os professores das redes de educação escolar, tendo em vista que o efetivo uso do texto nas aulas de língua é um instrumento indispensável para otimizar a aquisição e aprendizagem de um nível satisfatório de língua, tanto materna como estrangeira. É sempre bom lembrar que cabe aos alunos dos Cursos de Licenciatura em Letras, como aos professores da rede pública de educação, terem consciência desse fato e torná-lo realidade nas suas práticas pedagógicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIDANA SCARPARO VALENTE310/04/201710/04/2018
AMANDA APARECIDA SILVA DA COSTA310/04/201710/04/2018
CRISTIANE NIEVES DA COSTA310/04/201710/04/2018
DENISE BLANK CORRÊA310/04/201710/04/2018
MICHELLE PIRES SILVEIRA310/04/201710/04/2018
OLMA REGINA RODRIGUES GONÇALVES310/04/201710/04/2018
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES210/04/201710/04/2018
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS310/04/201710/04/2018
ROSINETE VOSS DE MEDEIROS MARQUES310/04/201710/04/2018
Vanessa Boettge da Silva 310/04/201710/04/2018
Vanessa de Oliveira Martins 310/04/201710/04/2018
VÍVIAN RECUERO RODRIGUES310/04/201710/04/2018

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