Nome do Projeto
Estudos da linguagem e da língua sob uma perspectiva da Interação Verbal
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2017 - 31/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
Muitos estudiosos da linguagem direcionam suas pesquisas para o domínio e uso da língua materna e seus trabalhos mostram que, a partir das décadas de 80 e 90, houve mudança de paradigma no ensino de língua e os tradicionais exercícios mecânicos de metalinguagem foram cedendo espaço para abordagens centradas no processo de construção de sentidos. Com essa mudança, tanto os professores do ensino superior quanto os do ensino básico começaram a trabalhar com o texto na sala de aula não como mero pretexto para ensinar gramática ou literatura, mas como situação de comunicação, pela qual alguém diz algo a outro alguém, com dada intenção. Sob essa abordagem, em que a língua é vista como um processo de interação verbal (BAKHTIN, 1992), o texto enquanto forma e estrutura passa a ser visto como gênero textual, como (mega)instrumento que viabiliza o processo comunicativo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009, 2010), seja ouvindo, falando, lendo ou escrevendo.
Considerando que almejamos formar profissionais dos cursos de Letras que queiram e saibam pensar, é importante que sejam criados espaços e condições para que, ainda na academia, esses futuros trabalhadores adquiram o hábito de pesquisar, investigar e refletir sobre os resultados obtidos, dando-lhes oportunidades de se tornarem profissionais pesquisadores e autônomos.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Pesquisar e refletir sobre noções e conceitos básicos da linguagem/língua, através de abordagens do texto e do discurso, enquanto conhecimento necessário à interação no meio social, tanto na perspectiva da formão escolar e acadêmica, quanto na atuação profissional.
Objetivos específicos:
* Levar o acadêmico a compreender os princípios básicos que fundamentam teorias do enunciado, do texto e do discurso, bem como a importância do domínio desse saber no processo de compreensão/interpretação e de produção textual;
* Criar oportunidades para que o acadêmico entenda o funcionamento e saiba lidar com os efeitos de sentidos produzidos nos textos/gêneros textuais que circulam nas diferentes instâncias sociais, tanto na perspectiva da leitura quanto da escrita;
* A partir das teorias do texto e do discurso, mais precisamente da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, construir uma revisão bibliográfica sobre definição e uso do texto enquanto forma (tipologia textual) e também a partir de sua função social (gênero de texto), na sociedade letrada em que vivemos;
* Oportunizar leituras e reflexões sobre noções e práticas fundamentais à formação docente e suas implicações no ensino de língua.
* Abrir espaço para o diálogo entre a academia e o profissional da linguagem/língua, principalmente o professor em serviço nas escolas do ensino básico, criando parcerias com atividades teóricas e práticas, voltadas à qualificação da formação docente e do ensino de língua.
Pesquisar e refletir sobre noções e conceitos básicos da linguagem/língua, através de abordagens do texto e do discurso, enquanto conhecimento necessário à interação no meio social, tanto na perspectiva da formão escolar e acadêmica, quanto na atuação profissional.
Objetivos específicos:
* Levar o acadêmico a compreender os princípios básicos que fundamentam teorias do enunciado, do texto e do discurso, bem como a importância do domínio desse saber no processo de compreensão/interpretação e de produção textual;
* Criar oportunidades para que o acadêmico entenda o funcionamento e saiba lidar com os efeitos de sentidos produzidos nos textos/gêneros textuais que circulam nas diferentes instâncias sociais, tanto na perspectiva da leitura quanto da escrita;
* A partir das teorias do texto e do discurso, mais precisamente da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, construir uma revisão bibliográfica sobre definição e uso do texto enquanto forma (tipologia textual) e também a partir de sua função social (gênero de texto), na sociedade letrada em que vivemos;
* Oportunizar leituras e reflexões sobre noções e práticas fundamentais à formação docente e suas implicações no ensino de língua.
* Abrir espaço para o diálogo entre a academia e o profissional da linguagem/língua, principalmente o professor em serviço nas escolas do ensino básico, criando parcerias com atividades teóricas e práticas, voltadas à qualificação da formação docente e do ensino de língua.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA BALDO | 4 | 06/09/2018 | 31/07/2019 |
ANGÉLICA DA CRUZ GONÇALVES CARLOS | 4 | 25/06/2019 | 31/07/2019 |
BIANCA EINHARDT BIERHALS | 4 | 04/08/2018 | 31/03/2019 |
BIOLANGE OLIVEIRA PIEGAS | 4 | 01/07/2017 | 31/03/2018 |
FLÁVIA FERREIRA MENDES SILVA | 2 | 25/06/2019 | 31/07/2019 |
JULIA BUCHORN FAGUNDES | 12 | 01/08/2018 | 31/07/2019 |
JULIA BUCHORN FAGUNDES | 6 | 01/07/2017 | 31/07/2018 |
JULIA BUCHORN FAGUNDES | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA | 2 | 25/06/2019 | 31/07/2019 |
KARINA GIACOMELLI | 2 | 10/07/2017 | 31/07/2019 |
LUISA SANTANNA GOMES | 4 | 01/07/2017 | 31/03/2018 |
MAYARA ESPINDOLA LEMOS | 4 | 01/07/2017 | 31/07/2019 |
RAQUEL PORTELLA DE SOUZA | 4 | 01/05/2018 | 14/09/2018 |
SHAIANE MATHIAS DOS PASSOS | 12 | 01/08/2018 | 31/07/2019 |
SHAIANE MATHIAS DOS PASSOS | 4 | 01/05/2018 | 31/07/2018 |
SUSANE DA SILVA COSTA | 4 | 01/07/2017 | 31/03/2018 |
TARLEISON ASSUNÇÃO TARDIZ | 4 | 01/04/2018 | 31/07/2019 |