Nome do Projeto
Reverberações das imagens de corpo na constituição de futuros professores de Dança e Teatro: leituras a partir do imaginário
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 31/08/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
Este projeto, decorrente de um estudo de doutorado realizado entre os anos de 2009 e 2013, tem o intuito de avançar a partir da pesquisa já realizada e investigar em que medida as imagens de corpo, resultado das experiências vividas no decurso do trajeto formativo, repercutem no corpo adulto, em sua forma de ser, estar, agir, expressar-se, no cenário da docência. Para isso, buscaremos a partir da narrativa oral dialogar com acadêmicos do Curso de Dança e Teatro da UFPel. Apostamos com isto na concepção de que o corpo é um saber relevante, pulsante, mas silenciado de sentido, cujas representações estão, ainda, muito esquecidas nos cursos de formação de professores.
Objetivo Geral
A pesquisa tem como objetivo central identificar as imagens sobre o corpo construídas no decurso da formação e como constituem o corpo adulto para a futura docência.
Para isso têm-se como principais metas e objetivos específicos:
1) Estimular que os sujeitos narrem as experiências vividas em relação ao corpo no decurso de sua formação e no momento presente, ou seja, no âmbito da formação de professores;
2) Mapear os elementos simbólicos e explícitos na narrativa dos sujeitos;
3) Buscar elos entre as imagens do corpo no decurso da formação e as imagens do corpo no aqui-agora. Quais as repercussões do ontem no hoje, ou seja, como as imagens do corpo repercutem na constituição do corpo adulto que se forma para exercer a docência.
4) Realizar um encontro com todos os sujeitos envolvidos para compartilhar a análise realizada pelos pesquisadores e problematizar a partir do estudo realizado o lugar do corpo na Formação de Professores. .
Para isso têm-se como principais metas e objetivos específicos:
1) Estimular que os sujeitos narrem as experiências vividas em relação ao corpo no decurso de sua formação e no momento presente, ou seja, no âmbito da formação de professores;
2) Mapear os elementos simbólicos e explícitos na narrativa dos sujeitos;
3) Buscar elos entre as imagens do corpo no decurso da formação e as imagens do corpo no aqui-agora. Quais as repercussões do ontem no hoje, ou seja, como as imagens do corpo repercutem na constituição do corpo adulto que se forma para exercer a docência.
4) Realizar um encontro com todos os sujeitos envolvidos para compartilhar a análise realizada pelos pesquisadores e problematizar a partir do estudo realizado o lugar do corpo na Formação de Professores. .
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO BLOIS NUNES | 2 | 15/05/2017 | 31/08/2018 |
CASSIUS ANDRÉ PRIETTO SOUZA | 2 | 15/05/2017 | 31/08/2018 |
FRANCINE FURTADO VIEIRA MOHAMMED | 2 | 15/05/2017 | 31/08/2018 |
LARISSA MARA ESCUDEIRO | 12 | 01/08/2017 | 28/02/2018 |
LUCIA MARIA VAZ PERES | 4 | 15/05/2017 | 31/08/2018 |
MARINA TIMM MEDEIROS | 12 | 01/05/2018 | 31/07/2018 |
RAMON DE OLIVEIRA GRANADO | 12 | 01/03/2018 | 30/04/2018 |
RAQUEL GUE RITA | 2 | 15/05/2017 | 31/08/2018 |
RAQUEL GUE RITA | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |