Nome do Projeto
Avaliação dos efeitos da seleção de reprodutores de tilápia em ambiente de bioflocos sobre o desempenho de progênies nos principais sistemas de cultivos comerciais do Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/05/2017 - 09/05/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Resumo
Paralelo ao desenvolvimento da aquicultura intensiva emergem preocupações sobre os possíveis efeitos dos resíduos que ela produz, quer seja sobre a produtividade dentro do sistema de aquicultura, como no ecossistema aquático recebendo os efluentes desta atividade. Entre os principais problemas gerados por efluentes produzidos por práticas de manejo inadequadas na aquicultura estão a eutrofização e a nitrificação dos ecossistemas. O aumento de matéria orgânica, de nitrogênio e de fósforo nos efluentes, é em grande parte consequência do aumento na suplementação de alimento que ocorre com a intensificação dos cultivos. No sentido de evitar a poluição resultante desta intensificação e eliminar o impacto ambiental do cultivo de peixes e crustáceos tem sido proposto o sistema de bioflocos. Bioflocos é um sistema de tratamento de resíduos. Este sistema também é utilizado no sentido de prevenir a introdução de doenças a partir da água utilizada na renovação, uma vez que busca uma troca zero de água no sistema de cultivo. Considerando o incremento desejado para a produção da aquicultura, com a consequente intensificação dos sistemas produtivos é esperado um aumento da carga poluidora gerada por esta atividade, bem como problemas sanitários. Portanto, o cultivo em sistema de bioflocos se apresenta como uma alternativa viável para que esta intensificação possa ser praticada sem causar prejuízos aos ambientes aquáticos brasileiros. A exceção de uma única larvicultura brasileira, as demais utilizam reprodutores que foram selecionados em hapas ou em tanques escavados.Portanto, não há informações na literatura brasileira e mundial se ocorre ou não uma interação genótipo -ambiente se os produtos gerados por reprodutores selecionados em biofloco apresentam o mesmo desemepenho quando submetidos a outro sistema de criação. Em face do exposto, este projeto tem como objetivo comparar o desempenho de alevinos gerados por reprodutores que foram selecionados em ambientes de bioflocos em 3 sistemas de criação (biofloco, hapas e tanques escavados). Parâmetros genéticos para os 3 sistemas de criação e em diferentes idades serão estimados. Além destas avaliações, uma estimativa da variabilidade genética com marcadores de microssatélites e para genes expresso (GH, IGFI e PRL) do estoque de reprodutores será calculada e comparada com um estoque utilizado comercialmente.

Objetivo Geral

- Analisar comparativamente o crescimento de reprodutores de tilápia criados em 3 ambientes (bioflocos, gaiolas flutuantes dentro de tanque escavado e em tanque escavado).
- Estimar parâmetros genéticos para reprodutores selecionados em ambiente de bioflocos;
- Estimar a diversidade genética do dentro e entre plantéis de reprodutores com marcadores de microssatélites e em genes ligados ao crescimento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DAIANE MACHADO SOUZA109/05/201709/05/2019
HELTON AVILA MOREIRA209/05/201709/05/2019
SIGRID PAIVA301/11/201809/05/2019
SUZANE FONSECA FREITAS209/05/201709/05/2019

Página gerada em 28/03/2024 05:29:58 (consulta levou 0.036241s)