Nome do Projeto
Quantidade de sal e lipídeos utilizados nas preparações e adicionados pelos comensais às refeições oferecidas no Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/05/2017 - 03/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
As evidências de que o excesso do consumo de gorduras e açúcares pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), faz com que cada vez mais, se tenha necessidade de reconhecer a quantidade de sal e lipídeos utilizados nas preparações ofertadas em unidades de alimentação. Pois alimentar-se fora de casa tem se tornado uma rotina para muitas pessoas devido à correria do dia-a-dia e até mesmo pela praticidade oferecida. O estudo tem por objetivo verificar a quantidade de sal e lipídeos utilizados nas preparações e adicionados pelos comensais às refeições oferecidas no Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, assim como a destinação dos lipídeos (óleos e gorduras residuais) utilizados na produção de alimentos. Trata-se de um estudo transversal, a ser realizado em três unidades do Restaurante Escola da universidade, durante 30 dias, sendo avaliado quantitativamente sal e lipídeos em função do número de comensais. Estima-se que a adição de sódio e lipídeos seja maior que a quantidade preconizada nas recomendações nacionais e internacionais e que os óleos e gorduras residuais utilizadas nas preparações tenham destinação adequada.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Verificar a quantidade de sal e lipídeos utilizados nas preparações e adicionados pelos comensais às refeições oferecidas no RE da UFPel, assim como a destinação dos lipídeos (óleos e gorduras) utilizados na produção de alimentos.

Objetivos específicos
• Verificar a quantidade de sal e lipídeos que é utilizada no preparo das refeições, em função do número de comensais.
• Avaliar a quantidade adicionada de sal e lipídeos pelos comensais do RE e comparar com as recomendações nacionais e internacionais.
• Constatar como é realizado o descarte dos óleos/gorduras residuais da Unidade Alimentação e Nutrição (UAN).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATIA DA SILVA SILVEIRA103/05/201703/05/2018
GIOVANA DINIZ DE SOUZA203/05/201703/01/2018

Página gerada em 25/06/2019 19:13:41 (consulta levou 0.057490s)