Nome do Projeto
Protocolos de envelhecimento da interface adesiva para testes de adesão à dentina
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/06/2017 - 20/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Resumo
O objetivo do presente estudo é investigar e avaliar protocolos de envelhecimento de materiais odontológicos que potencialmente afetam o desempenho clínico de restaurações. Será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre protocolos de envelhecimento para estudos de resistência de união à dentina. A busca será realizada nas principais bases de dados internacionais (PubMed, Web of Science e Scopus) utilizando combinações e variações/sinônimos de palavras-chave relevantes para o estudo. A segunda etapa compreenderá um estudo in vitro da avaliação da resistência de união à dentina de dois sistemas adesivos após diferentes tipos de envelhecimento de materiais odontológicos: água por 24h, água pelo tempo padrão do experimento, termociclagem, biofilme de microcosmos, ciclagem mecânica axial ou ciclagem mecânica com o dispositivo Rub&roll. A terceira etapa será um estudo in vitro e compreenderá a análise da resistência de união à dentina dos mesmos adesivos da segunda etapa, porém, nesse experimento as amostras serão envelhecidas em um Simulador Multifuncional de Cavidade Oral, que permitirá a associação de envelhecimento com desafio cariogênico e carga mecânica. A quarta e última etapa será um estudo in situ com 14 pacientes usuários de prótese parcial removível, nas quais serão fixados dentes restaurados com compósito nas oclusais das próteses. Após 6 meses, as amostras serão retiradas a fim de avaliar a resistência de união da interface após esse período e comparar com estudos in vitro. Todos os dados quantitativos serão avaliados estatisticamente considerando nível de 5% de significância. Projeta-se com este estudo identificar metodologias mais eficientes e padronizadas para estudos laboratoriais relacionados ao envelhecimento da interface resina-dentina e que gerem comportamento de falha similar ao que ocorre no ambiente clínico.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Identificar o protocolo de envelhecimento acelerado para estudos de resistência de união à dentina que mais se aproxime comparativamente aos eventos que ocorrem clinicamente, comparando os resultados encontrados na literatura com estudos in vitro e in situ.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Revisar sistematicamente a literatura acerca de protocolos de envelhecimento de materiais restauradores diretos e indiretos utilizados em estudos de resistência de união à dentina.
2) Avaliar a resistência de união após diferentes métodos de envelhecimento in vitro da interface resina composta-dentina.
3) Estabelecer de um protocolo de envelhecimento de biomateriais associando desafio cariogênico e carga mecânica.
4) Envelhecer in situ a interface adesiva resina composta-dentina a fim de comparar os achados com estudos in vitro

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KATIELLE VALENTE BRAUNER2020/06/201720/03/2021
RAFAEL RATTO DE MORAES220/06/201720/03/2021
TATIANA PEREIRA CENCI220/06/201720/03/2021
VITOR HENRIQUE DIGMAYER ROMERO420/06/201720/03/2021
WAGNER MARTINS DA SILVA LEAL420/06/201720/03/2021

Página gerada em 25/04/2024 19:27:59 (consulta levou 0.040886s)