Nome do Projeto
Comparação da penetração de hipoclorito de sódio em túbulos dentinários com e sem a presença de surfactante (DOWFAX C6L).
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/05/2017 - 30/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Resumo
Desde a sua criação, o objetivo primordial do cuidado endodôntico é limpar, moldar e desinfectar todo o sistema de canal radicular o mais completamente possível antes de selar. Este tratamento é executado usando várias técnicas mecânicas que empregam a mão e instrumentos conduzidos. Entretanto, nenhum destes sistemas sozinho pode endereçar corretamente o problema das bactérias que sobrevivem em áreas remotas, distantes do contato das limas. Este problema deve ser tratado usando irrigantes antimicrobianos que complementam o uso de limas endodônticas para as áreas inacessíveis no preparo químico mecânico radicular. O irrigante endodôntico mais utilizado para este fim é o hipoclorito de sódio (NaOCL) (Senia et al.,1971). Contudo, a sua atividade antibacteriana é também limitada pelas suas propriedades de fluxo físico como viscosidade e tensão superficial e estas restringiriam seu fluxo do alcance e maior penetração nos túbulos dentinários onde existe contaminação bacteriana.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver uma nova formulação a partir da associação do hipoclorito de sódio com o surfactante (DOWFAX C6L) que tenha uma maior penetrabilidade nos túbulos dentinários mantendo as propriedades antimicrobianas do NaOCl, desenvolvendo um novo produto para o preparo químico do tratamento endodôntico.

Objetivos específicos
1) Formular e avaliar o grau de penetração do hipoclorito de sódio associado a surfactante nos túbulos dentinários.
2) Avaliar os efeitos antimicrobianos do NaOCl associado ao DOWFAX C6L a várias distâncias do sistema de canais radiculares principais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JULIANA LEITZKE SANTOS DE SOUZA423/05/201730/08/2019
TOMAZ ALVES DA SILVA NETO423/05/201730/08/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 1.399,45

Página gerada em 29/03/2024 05:37:38 (consulta levou 0.038269s)