Nome do Projeto
EFEITOS DE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EM PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA UNIVERSIDADE
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
As políticas públicas para a educação brasileira, contemplando a educação básica e o ensino superior, passam pela proposição de planos de metas para educação no Plano Nacional de Educação (PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024) que, por sua vez orienta a implementação de programas de acessibilidade à escola e à universidade, programas para a formação inicial e continuada de professores e ações para o fortalecimento do ensino médio, todas esses articulados às avaliações em larga escala, entre outros tantos planos e programas anunciados em prol de melhorias no quadro educacional do país. Este projeto de pesquisa propõe a integração de pesquisas envolvendo as políticas e organizações curriculares para a formação inicial e continuada de professores e para a educação básica na área de Ciências, bem como a caracterização e divulgação de discursos sobre as avaliações em larga escala no Brasil que associam seus resultados à "qualidade" na educação. A proposta metodológica da pesquisa será analisar discursos, narrativas e práticas envolvidas na educação em Ciências, compreendendo tal metodologia como processo de considerar o que efetivamente é dito, escrito e representado. Para tal, será realizada análise em documentos legais sobre as diretrizes curriculares nacionais e sobre as avaliações em larga escala realizadas na educação brasileira, bem como análise de entrevistas realizadas com professores em formação inicial e continuada. Paralelamente a isso, será realizada pesquisa em matérias jornalísticas, publicidade e anúncios comerciais, que noticiam e validam políticas curriculares, políticas de avaliação e indicadores de qualidade. Assim, o trabalho terá como metodologia pressupostos para a pesquisa qualitativa, com objetivo de descrever e interpretar as políticas educacionais e seus desdobramentos, buscando compreender os efeitos das políticas pesquisadas, em cursos de licenciatura na área de Ciências e na educação escolar em ciências na Educação Básica, e pensar ações para a formação inicial e continuada de professores.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Investigar a relação às políticas de currículo e às de avaliação em larga escala, sua presença e constituição nas práticas midiáticas, com as políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando seus efeitos na Educação Superior e na Educação Básica, mais especificamente nas práticas da educação em Ciências, bem como identificando a noção de "qualidade" da educação presentes nessas práticas.

Objetivos específicos
Pesquisar as orientações para organização curricular para a educação básica na área de Ciências nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular.
Analisar políticas públicas para a formação inicial e continuada de professores;
Investigar a percepção de professores em formação inicial e continuada sobre os efeitos das reformas curriculares e os resultados das avaliações externas em suas práticas pedagógicas;
Caracterizar o contexto brasileiro das políticas de formação de professores no Brasil;
Analisar os processos de formação de professores em cursos de licenciatura;
Analisar políticas públicas curriculares que possam estar associadas aos processos de avaliação em larga escala;
Estudar aspectos legais em documentos oficiais e aspectos históricos sobre processos de avaliação em larga escala para a educação, especialmente o Enem e o Enade.
Caracterizar o conceito de "qualidade" educacional presente nas diferentes produções em documentos oficiais e nas mídias que narram e discutem os resultados das avaliações em larga escala;
Fazer levantamento de processos de produção e de divulgação pelas mídias, de ranqueamento de escolas e universidades brasileiros;
Investigar os efeitos das avaliações em larga escala para a formação dos professores e para as organizações curriculares da educação básica;
Identificar e analisar as categorias que emergem da investigação sobre as práticas discursivas envolvendo o contexto da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALZIRA YAMASAKI101/07/201630/06/2018
ANA RUTZ DEVANTIER REINKE101/07/201630/06/2018
FABIO ANDRE SANGIOGO101/07/201630/06/2018
MURIEL BELO PEREIRA1201/08/201731/07/2018
ROSEMERI CAVALHEIRO PENTEADO101/07/201630/06/2018
SUZANA ROSA DE SOUZA1201/08/201731/07/2018
SUZANA ROSA DE SOUZA1201/08/201731/07/2018
TASSIÉLLEN SOARES ANTUNES TADEU101/07/201630/06/2018

Página gerada em 30/11/2020 15:35:03 (consulta levou 0.111295s)