Nome do Projeto
Remoção de compostos fenólicos presentes em meio aquoso por carvão ativado produzido a partir de resíduos lignocelulósicos da Região Sul do Brasil.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/09/2017 - 16/09/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Sanitária - Processos Simplificados de Tratamento de Águas
Resumo
Uma classe importante de contaminantes destacam-se os compostos fenólicos (fenol, m-cresol, o-cresol, 3,4 dimetilfenol e 2 etilfenol), que são reconhecidos como substâncias tóxicas, carcinogênicas que podem ser introduzidas nas águas dos rios através das emissões de efluentes industriais como os de papel e celulose, petroquímica, entre outros. Devido a alta volatilidade, solubilidade em água e baixa capacidade de biodegradação conferem problemas de gosto e odor em águas potáveis, mesmo em concentrações baixas, sendo tóxicos ao homem e aos organismos aquáticos. Por este motivo, constituem-se em padrão de potabilidade, sendo imposto o limite máximo de 0,001 mg/L pela Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde. Dentre as diversas técnicas alternativas no tratamento de águas destaca-se o processo de adsorção. O carvão ativado proporciona a adsorção de uma ampla gama de compostos orgânicos e o fenômeno de adsorção é uma operação unitária que envolve o contato entre um sólido e um fluido, originando uma transferência de massa da fase fluida para a superfície do sólido. O carvão ativado é o nome comercial de carvões que se caracterizam por serem materiais carbonáceos porosos que apresentam uma forma microcristalina, não grafítica, que sofreram um processamento para aumentar a porosidade interna. Além dessa característica a presença de micro, meso ou macroporos nesse material é outro fator limitante na adsorção de compostos orgânicos. Entre os precussores para a produção de carvão ativado destacam-se a madeiras do pinus e do eucalipto, e endocarpo do côco. Para o carvão ativado a ser produzido no presente estudo será utilizada como matéria um rejeito das indústrias localizadas na Metade Sul do Rio Grande do Sul que processam pêssegos em latas que são os caroços de pêssego. A região é responsável por 95,3% da área e produção de pêssegos tipo indústria no Rio Grande do Sul, que tem um total de área de 14.933 hectares.. Atualmente, esses resíduos sólidos são rejeitos sem qualquer finalidade comercial. O intuito da presente proposta é a produção de carvão ativado pelo processo químico de ativação, utilizando como matéria prima os rejeitos (caroços) das indústrias de processamento de pêssego, bem como sua caracterização e a utilização no tratamento de águas contaminadas por compostos fenólicos. Espera-se nesse trabalho, obter um efluente e águas que apresentem menor contaminação e com um menor custo.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Investigar a capacidade do carvão ativado na remoção de contaminantes: fenol disperso em meio aquoso e contaminantes orgânicos oriundos do setor petroquímico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Produzir carvão ativado caracterizando seus índices de iodo e fenol;
2) Caracterizar as amostras através das técnicas de Termogravimetria (TG/DSC) e Infravermelho (IRFT).
3) Determinar a cinética do processo, verificando as influências dos fatores: massa de adsorvente, tempo de contato e concentração inicial do adsorbato, constante de velocidade de adsorção e porcentagens de remoção;
4) Determinar a capacidade máxima de adsorção pelo carvão ativado na remoção de fenol segundo os modelos teóricos de adsorção descritos na literatura;
5) Avaliar a capacidade de remoção dos contaminantes orgânicos oriundos do setor petroquímico;
6) Propiciar ao estudante o contato com a pesquisa científica e colaborar com a sua formação acadêmica no aprimoramento e conhecimento de técnicas de rotinas de análises em Laboratório que incluem: desde o preparo de soluções, conhecimento de vidrarias, reagentes e equipamentos, bem como de técnicas avançadas utilizadas na caracterização físico-química de materiais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCELY ECHEVERRIA OLIVEIRA2016/09/201716/09/2018
MARCELY ECHEVERRIA OLIVEIRA1201/08/201731/07/2018
MIGUEL PINTO DE OLIVEIRA616/09/201716/09/2018
RUI CARLOS ZAMBIAZI116/09/201716/09/2018

Página gerada em 18/04/2024 16:36:39 (consulta levou 0.040800s)