Nome do Projeto
Desafios e possibilidades da Educação Ambiental na escola: investigando práticas pedagógicas socioambientais desenvolvidas nas escolas de Educação Básica da Rede Pública de Ensino
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/06/2017 - 07/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O presente projeto tem como objetivo compreender os desafios de serem construídas práticas pedagógicas de Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente, nas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Em um primeiro momento da pesquisa, a investigação será realizada na Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, localizada na cidade do Rio Grande/RS. Em um segundo momento, a pesquisa será realizada em algumas escolas da rede pública de ensino da cidade de Pelotas, ampliando a compreensão da Educação Ambiental construída na região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar as percepções de Educação Ambiental que possuem os professores dos Anos Iniciais que trabalham nas escolas públicas, bem como as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas sobre o tema em questão, além de pesquisar suas necessidades de formação continuada em relação à Educação Ambiental. A metodologia constitui-se da realização de entrevistas semiestruturadas e posterior transcrição e análise das mesmas. A compreensão e análise dos dados investigados será proposta a partir da análise textual discursiva, baseado em Moraes (2003; 2005; 2006) e Galiazzi (2006). O aporte teórico tem como base os escritos de Carlos F. Loureiro, Isabel Carvalho, Carlos Porto-Gonçalves, entre outros.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Investigar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em algumas escolas da rede pública de Educação Básica nos municípios de Rio Grande e Pelotas, no sentido de compreender os desafios, os conflitos e as necessidades dos professores ao trabalharem a referida temática no contexto escolar.

Objetivos específicos:
• Compreender as percepções em Educação Ambiental que possuem os professores dos Anos Iniciais da rede pública de Educação Básica;
• Investigar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental que são construídas na escola;
• Pesquisar os projetos didáticos em Educação Ambiental que são construídos nas escolas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, seus temas, abordagens e objetivos;
• Entender os problemas e dificuldades vivenciados, as perspectivas e as necessidades dos professores dos Anos Iniciais em relação ao trabalho com a Educação Ambiental no contexto escolar;
• Investigar as necessidades dos professores e os aspectos considerados relevantes no que tange aos processos de formação continuada em Educação Ambiental para explorarem em seu contexto específico de trabalho a temática em questão;
• Pesquisar a percepção ambiental de alunos dos Anos Iniciais, investigando suas concepções sobre meio ambiente e preservação ambiental, de modo que permita compreender qual o alcance das práticas pedagógicas em Educação Ambiental que são construídas nas escolas investigadas;
• Compreender os conflitos, problemas e dificuldades que enfrentam no mundo do trabalho na escola em que atuam.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Alana Ribeiro Neves207/06/201707/06/2019
JESSICA CASSANA MACHADO207/06/201707/06/2019
JÉSSICA CORRÊA RIBEIRO207/06/201707/06/2019
JÚLIA IRIGOYEN STUDZINSKI207/06/201707/06/2019
LAUREN SILVEIRA FARIAS207/06/201707/06/2019
MAICON MADRUGA DA ROSA207/06/201707/06/2019
MARCIELA DA SILVA MATTOS207/06/201707/06/2019
MARIANA DE MELLO LEÃO207/06/201707/06/2019
Martiolli dos Santos Farias207/06/201707/06/2019
STÉPHANIE DE ASSIS XAVIER207/06/201707/06/2019
VALDOIR SIMÕES CAMPELO207/06/201707/06/2019
Viviane Xavier Silva 207/06/201707/06/2019

Página gerada em 28/03/2024 16:00:20 (consulta levou 0.043876s)