Nome do Projeto
Um Olhar Linguístico sobre Textos Jornalísticos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/09/2017 - 02/09/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
Este projeto de pesquisa diz respeito a análises linguísticas de textos jornalísticos em português do Brasil à luz da metafunção ideacional proposta por Halliday e Matthiessen (2014). Tem por objetivo verificar como se dão as representações dos agentes nesses textos. À luz da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004), serão compilados corpora de estudos, compostos por textos jornalísticos, e corpora de referência, constituídos de textos de outros tipos, a fim de fazer levantamentos de palavras-chave. Dessas palavras-chave, serão consideradas aquelas que atuam como Participantes, Processos e/ou Circunstâncias (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Em um momento posterior, haverá anotação dessas palavras-chave nas sentenças em que ocorrem. A quantificação dos Participantes, Processos e/ou Circunstâncias será feita mediante folhas de estilo (RODRIGUES, 2013) ou planilhas eletrônicas (ALVES; ASSIS, 2016), por exemplo. Espera-se que com os dados levantados possam ser escritos artigos técnico-científicos, levando-se em consideração as teorias e os procedimentos metodológicos propostos.

Objetivo Geral

São objetivos gerais deste projeto de pesquisa:

• Estabelecer um diálogo entre os Estudos Linguísticos e a Comunicação Social.

• Investigar textos jornalísticos do ponto de vista linguístico.

• Considerar microanálises linguísticas como embasamento para eventuais macroanálises sócio-discursivas.

São objetivos específicos deste projeto de pesquisa:

• Analisar textos jornalísticos sob a égide da Linguística Sistêmico-Funcional e da Linguística de Corpus.

• Possibilitar aos pesquisadores de Iniciação Científica e de Pós-Graduação que aumentem seu conhecimento ao pesquisarem a Linguística Sistêmico-Funcional e a Linguística de Corpus.

• Apresentar trabalhos provenientes deste projeto em eventos.

• Redigir artigos técnico-científicos durante e ao final deste projeto.

Pelo fato de a Linguística Sistêmico-Funcional apresentar uma visão probabilística da linguagem e pelo fato de a mesma levar em conta o significado enquanto escolha, considera-se que a pesquisa de corpora monolíngues de textos jornalísticos, ao utilizar essa teoria, possa corroborar e talvez indicar padrões linguísticos nesse tipo de texto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CALEBE SOARES COPELLO1002/09/201722/04/2018

Página gerada em 26/04/2024 02:16:57 (consulta levou 0.256110s)