Nome do Projeto
Controle de qualidade de grãos de arroz usando medição de CO2
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 31/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Resumo
Os grãos utilizados para alimentos são as sementes, as quais produzidas pelas plantas têm a finalidade de reprodução da espécie. Dessa forma as sementes são fisiologicamente ativas, por isso respiram. Durante essa respiração há consumo de oxigênio (O2) e liberação de dióxido de carbono (CO2), além da produção de água e calor. A produção de grãos ocorre em um intervalo de alguns meses. Já o consumo dessa produção ocorre diariamente. Portanto há a necessidade de ocorrer o armazenamento dessa produção e durante o período de armazenamento a qualidade do produto deve ser mantida. Durante o armazenamento pode ocorrer o desenvolvimento de fungos, insetos e outras pragas que poderão causar um aumento na produção de CO2 no ar intergranular. Já foi desenvolvido um sensor de gás carbônico (CO2) para detectar deterioração em grãos armazenados em vários níveis de temperatura e conteúdo de umidade do produto. O sensor foi sensível, estável, seletivo e eficaz quando exposto a vários níveis de CO2 em condições simuladas de armazenamento de grãos. A meta do projeto é criar um sistema embarcado robusto que possibilite o uso de sensores de CO2 em locais onde ocorra o armazenamento de grãos, avaliando possíveis desenvolvimento de fungos e insetos na massa de grãos armazenadas, através de leituras nos níveis de CO2 gerados. Será desenvolvido um sistema supervisório composto por um minicomputador com a função de avaliar a leitura do sensor de CO2, armazenar os dados da leitura, apresentar os valores de CO2 e alertar o operador - utilizando a rede de computadores - sobre distúrbios do reservatório que podem ser identificados pela análise do CO2. Para identificar quando o sistema supervisório deve informar ao operador o momento de intervenção e qual intervenção deve ser realizada, serão criadas amostras em recipientes próprios para o armazenamento de grãos. Estes reservatórios serão dotados de um sensor de CO2 e colocados neles grãos de arroz. Um sistema de detecção antecipada de deterioração do produto armazenado permite o uso antecipado de medidas preventivas e com isso a redução dos níveis de mico toxinas e pesticidas na cadeia alimentar. O monitoramento de CO2 reduz as perdas quantitativas e promove um incremento qualitativo na massa de grãos armazenados. Dessa forma, se reduz as perdas e aumentam as receitas financeiras.

Objetivo Geral

O objetivo do trabalho é desenvolver um sistema que use sensor de gás carbônico para detecção de desenvolvimento de fungos e insetos na massa de grãos armazenada.

A meta do projeto é criar um sistema embarcado robusto que possibilite o uso de sensores de CO2 em locais onde ocorra o armazenamento de grãos, avaliando possíveis desenvolvimento de fungos e insetos na massa de grãos armazenadas, através de leituras nos níveis de CO2 gerados. Com isso ter-se-á um aprimoramento no controle de qualidade do produto armazenado, dentro do prazo estabelecido no cronograma.

Ao mesmo tempo buscar-se-á facilidade de operação, mesmo à distância, através do desenvolvimento de um sistema supervisório e de armazenamento de dados.

Ao final do projeto ter-se-á um sistema desenvolvido dentro do Centro de Engenharias, útil, eficiente e de baixo custo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO HENRIQUE MACIEL SILVA401/08/201731/07/2019
MARCELO LEMOS ROSSI601/08/201731/07/2019
WILLIAM RIBEIRO RODRIGUES601/08/201731/07/2019

Página gerada em 29/03/2024 03:53:35 (consulta levou 0.037343s)