Nome do Projeto
ENSINO E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA DA LEITURA E DA ESCRITA: ÊNFASE EM QUESTÕES LINGUÍSTICAS E METODOLÓGICAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
28/06/2017 - 27/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
Este projeto ocupa-se fundamentalmente das noções de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita. Pode-se dizer que, de forma geral, o intento deste grupo de pesquisadores é contribuir, em termos teóricos e metodológicos, para que o trabalho com a leitura e com a escrita, envolvendo ensino e aprendizagem, possa ser mais efetivo. Para isso, conta-se com o pressuposto que se autorregula a aprendizagem. Procura-se estabelecer uma metodologia de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita que se assente em teoria linguísticas e se baseie nos pressupostos da autorregulação da aprendizagem. Fazem parte do conteúdo necessário para se pensar a leitura e a escrita as teorias que veem o texto como uma unidade de significação, com os elementos gramaticais e semânticos em consonância, justapostos e encaixados de maneira coesa e coerente. Trabalha-se ainda com o pressuposto de que se autorregula a aprendizagem da leitura e da escrita, assim como acontece para outras aprendizagens.O projeto que se apresenta tem caráter interdisciplinar, o que justifica a presença da professora da FAE nesta pesquisa. Dessa forma, a pesquisa conta com o esforço teórico e prático precipuamente das áreas da pedagogia e da linguística.

Objetivo Geral

De forma geral, intenta-se difundir o pressuposto de que se ensina a ler e a escrever e que o trabalho com a escrita precisa ser calcado em teorias que tratam da construção do sentido do texto. Mais ainda, vê-se como necessário preparar situações em que o aluno possa regular, autorregular, suas estratégias para a construção do texto e para a apreensão de seu sentido. De forma mais particular, procura-se proporcionar situações específicas para que o aluno possa regular, autorregular a sua aprendizagem em relação às competências de leitura e de escrita. Quer-se construir estratégias que levem o aluno a qualificar os seus textos, adequando-os aos valores semânticos e formais de gêneros específicos. Tem-se como propósito ainda organizar, implementar e avaliar intervenção pedagógica que possa alcançar os objetivos acima referidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA MARIA FERREIRA GARCIA228/06/201727/06/2019
CLAUDIA MORAES DAL-MOLIN214/11/201709/06/2018
GEDEON ELOENO RODRIGUES MESSA228/06/201727/06/2019
GLEDIANE SALDANHA GOETZKE DA ROSA328/06/201727/06/2019
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON428/06/201727/06/2019
SANDRA LÚCIA DE OLIVEIRA SCHMIDT SOARES209/06/201827/06/2019
TARLEISON ASSUNÇÃO TARDIZ228/06/201727/06/2019

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