Nome do Projeto
A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE A AVALIA-ÇÃO DAS HABILIDADES CLÍNICAS ATRAVÉS DO MINI CLINICAL E-VALUATION EXERCISE
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Resumo
O tema deste trabalho é a educação médica. A indagação sobre quais as melhores metodologias para a formação de um médico generalista, humanista, crítico, criativo, reflexivo, ético, competente está sempre presente nas sociedades que buscam melhoria condições de vida e saúde para suas populações. No Brasil, em 2014, foram publicadas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Medicina - DCN. As novas DCN orientam a formação de um médico competente para o Sistema Único de Saúde e a Atenção Primária à Saúde (1). As DCN sugerem a inclusão de metodologias ativas que estimulem o estudante a ser construtor do próprio conhecimento, com avaliações formativas, ao longo do processo, permitindo correções de trajetória. Como descrevem as DCN: “A avaliação ocupa um lugar estratégico tanto no desenvolvimento e melhoria do processo ensino-aprendizagem, como na própria gestão curricular.”(1)A metodologia utilizada e observada foi o MINI Clinical Evaluation Exercise ou MINI CEX. O MINI CEX consiste em um instrumento de avaliação do estudante de medicina em observação de consulta clínica criado em 1972 na American Board of Internal Medicine voltado para a observação de sete aspectos, ou sete competências (2). As competências avaliadas pelo MINI CEX são: 1. Habilidade de entrevista 2. Habilidade de exame físico 3. Qualidades humanísticas e profissionalismo 4. Raciocínio Clínico 5. Habilidade de orientação 6. Organização e eficiência 7. Competência Clínica Geral Após a observação da consulta e a avaliação, o docente deve informar ao estudante como foi seu desempenho. O MINI CEX foi utilizado por professores e técnicos do curso de medicina da UFPel para avaliação dos estudantes do quarto semestre do curso de medicina, enquanto cursavam a disciplina de Medicina de Comunidade, nos anos 2015 e 2016. As avaliações foram realizadas durante atendimentos de rotina nas Unidades Básicas de Saúde onde aconteciam atividades curriculares regulares. Ao final da avaliação, os estudantes relatavam aos docentes sua percepção do processo enquanto elemento que poderia contribuir com sua formação profissional. A medida desta percepção, dos pontos positivos e negativos do processo, contribuirá para o aprimoramento da atividade. Assim, o objetivo deste trabalho é medir a percepção dos estudantes sobre a avaliação através do MINI CEX.

Objetivo Geral

Objetivo Primário:
Avaliar a percepção dos estudantes de medicina da UFPel sobre o seu processo de aprendizagem a partir da avaliação pelo MINI CEX.
Objetivo Secundário:
• Mensurar a satisfação do estudante com a aplicação do MINI CEX a partir do relato de experiência e percepções do acadêmico sobre o processo avaliativo do MINI CEX:
• Descrever os pontos positivos e negativos da avaliação pelo MINI CEX;
• Identificar elementos geradores de mudança de atitude do estudante no seu processo de ensino-aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA OLIVEIRA ROSSES101/07/201731/12/2017
ANGELA MOREIRA VITORIA101/07/201731/12/2017
BÁRBARA HEATHER LUTZ101/07/201731/12/2017
ISABELE BEATRIS DENK101/07/201731/12/2017
KAREN MÜLLER AL-ALAM101/07/201731/12/2017
MAITÊ CHRYSOSTOMO101/07/201731/12/2017
MARIA LAURA VIDAL CARRETT101/07/201731/12/2017
NADIA SPADA FIORI101/07/201731/12/2017
SAYURI APARECIDA HIRAYAMA101/07/201731/12/2017

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 600,00

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