Nome do Projeto
Angioarquitetura da bolsa jugal de Hamster Sírio Dourado (Mesocricetus auratus)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/11/2017 - 13/10/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Resumo
O modelo das bolsas jugais do Hamster Sírio Dourado (BJH) tem sido usado para acompanhar o desenvolvimento do câncer oral em humanos. A BJH tem servido como modelo experimental para novas abordagens, como tratamentos preventivos e imunossupressores de tumores. A técnica de modelo de corrosão vascular (MCV), associada à Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), constitui um método de eleição para a visualização da angioarquitetura da estrutura anatômica. Estudos pré-existentes não contemplam a morfologia da microangioarquitetura da bolsa jugal do hamster sírio dourado, dificultando a caracterização das alterações ocorridas após as práticas de indução tumoral, após o seu tratamento com diferentes fármacos, assim como na integração do enxerto heterólogo de pele humana no subepitélio da bolsa e no estudo de quelóides. Diante disso, é fundamental que seja realizada a análise e a descrição da histologia e da angioarquitetura da bolsa jugal do hamster sírio dourado, utilizando a técnica de modelo de modelo de corrosão vascular (MCV), associada à Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). O estudo da angioarquitetura da bolsa jugal será realizado a partir da análise das micrografias eletrônicas de oito bolsas normais (controle) provenientes de projetos anteriores. Estas micrografias foram obtidas no Centro de Microscopia e Microanálise (CEMM) da PUCRS. Foram utilizados grandes aumentos para detalhamento de estruturas morfológicas. A documentação das imagens dos modelos vasculares dos espécimes foi registrada em arquivos TIFF (Tagged Image File Format). A análise descritiva das micrografias eletrônicas das bolsas jugais será realizada segundo Konerding (1991). Os aspectos analisados serão organização da trama, tipo de vaso sanguíneo, esfíncteres, bifurcações e anastomoses. A análise histológica das bolsas jugais em microscopia de luz será realizada em quatro bolsas normais (controle) provenientes de projetos anteriores. Estas bolsas foram previamente processadas para histologia e os cortes confeccionados durante a execução dos projetos. Foram digitalizadas imagens das lâminas histológicas obtidas, usando o microscópio de luz com objetiva de 100X.

Objetivo Geral

Objetivos
Analisar e descrever a histologia e a angioarquitetura da bolsa jugal normal de hamster sírio dourado (Mesocricetus auratus).
Metas
Contribuir no conhecimento dos padrões morfológicos existentes na rede vascular da BJH, uma vez que os muitos fármacos atuam em vasos sanguíneos. O aprimoramento desse conhecimento poderá futuramente melhorar o entendimento dos tratamentos que possuem, como alvo, componentes morfológicos da rede vascular, assim como adequar qual o melhor período para administração de fármacos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARIA GABRIELA TAVARES RHEINGANTZ217/09/201717/09/2018
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES217/09/201717/09/2018
THAIS FIGUEIREDO RODEGHIERO217/09/201717/09/2018

Página gerada em 29/03/2024 07:22:17 (consulta levou 0.046808s)