Nome do Projeto
Valoração em contos de James Joyce e em duas de suas traduções para o português do Brasil sob a ótica dos Adjuntos Modais
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 29/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
Este projeto de pesquisa pós-doutoral tem por objetivo analisar os Adjuntos Modais (HALLIDAY, 1994) e a valoração (MARTIN; WHITE, 2005) das sentenças nas quais esses Adjuntos ocorrem em um corpus combinado de textos literários. Tal corpus é composto por contos de James Joyce (2001) e por duas de suas traduções para o português do Brasil. As traduções foram feitas por José Roberto O’Shea (JOYCE, 2012) e por Guilherme da Silva Braga (JOYCE, 2013), respectivamente. O corpus já está digitalizado e será anotado com o Código de Rotulação Sistêmico-Funcional, o CROSF (FEITOSA, 2006), a fim de classificar os tipos de Adjuntos Modais. Quanto à valoração, ela será identificada nas sentenças em que esses Adjuntos Modais se manifestam com o auxílio de planilhas eletrônicas (ALVES; ASSIS, 2016). Espera-se que possamos compreender com mais profundidade como se dão os mecanismos interpessoais da linguagem.

Objetivo Geral

São objetivos gerais deste projeto de pesquisa:
• Contribuir com os Estudos Sistêmicos-Funcionais da Tradução (JESUS, 2012);
• Estreitar os laços entre a Área de Tradução da Universidade Federal de Pelotas e o LETRA (Laboratório Experimental de Tradução) da Universidade Federal de Minas Gerais.
São objetivos específicos deste projeto de pesquisa:
• Analisar sob a ótica dos Adjuntos Modais contos de James Joyce e duas de suas traduções para o português do Brasil;
• Investigar qual impacto tais Adjuntos têm ao considerar sua Valoração (Appraisal) nas sentenças em que esses Adjuntos são realizados;
• Redigir artigos técnico-científicos a partir dos resultados obtidos;
• Utilizar os resultados advindos da pesquisa de Residência Pós-Doutoral em aulas teóricas e práticas de Tradução da Universidade Federal de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 25/04/2024 03:28:33 (consulta levou 0.034466s)