Nome do Projeto
Desenvolvimento de complexo de poliproteínas imunogênicas como vacina contra leptospirose
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
31/08/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
A leptospirose, causada por bactérias patogênicas do gênero Leptospira, é uma das zoonoses de maior distribuição mundial causando graves danos à saúde pública e significativas perdas econômicas em animais de produção. As vacinas comercialmente disponíveis para leptospirose consistem em preparações de células inteiras inativadas do microrganismo, que, embora sejam mundialmente aplicadas em cães, bovinos e suínos, induzem proteção de curta duração contra a doença e imunidade somente contra sorovares antigenicamente relacionados àqueles presentes na formulação vacinal. Além disso, tais limitações tornam estas vacinas suscetíveis para uso humano somente em alguns poucos países. Em vista disto, há a necessidade do desenvolvimento de vacinas mais efetivas que possam ser utilizadas para o controle da doença. Baseado nisto, neste trabalho estamos propondo a construção e produção de uma vacina recombinante para leptospirose composta pela fusão e co-expressão de seis promissores antígenos de Leptospira spp. (LipL32, OmpL1, LipL41, LemA, LigA e LigB). Cada um destes seis antígenos já teve sua capacidade de proteção avaliada em ensaios anteriores e apresentaram resultados promissores. Para o desenvolvimento deste trabalho genes sintéticos serão produzidos e clonados em um vetor plasmidial, fornecido por uma empresa privada do ramo de vacinas e insumos veterinários. A expressão dos genes clonados neste vetor, seguida de etapas de purificação, permitirá a obtenção do complexo de proteínas intitulado EXOLEP. Afim de avaliar a capacidade de proteção desta nova formulação, hamsters serão imunizados com a vacina recombinante, em diferentes doses, seguida de desafio experimental com um inóculo letal de L. interrogans. Sangue será coletado a fim de avaliar a resposta imune humoral. Amostras de rim, fígado e pulmão serão coletadas para avaliar a presença de lesões e o reisolamento do agente será realizado a partir de amostras de tecido renal.

Objetivo Geral

O objetivo principal do projeto é produzir uma vacina utilizando um complexo de poliproteínas contendo antígenos vacinais de Leptospira spp. (EXOLEP) com o intuito de induzir resposta imune protetora contra leptospirose.
Os objetivos específicos são:
-Construir três genes sintéticos compreendendo segmentos antigênicos derivados das proteínas LipL32, OmpL1, LipL41, LemA, LigA e LigB;
-Clonar os genes de fusão no vetor plasmidial cedido por empresa privada;
-Caracterizar antigenicamente o complexo EXOLEP;
-Padronizar o processo de expressão e purificação do complexo EXOLEP em E. coli;
-Formular vacina com o complexo EXOLEP;
-Avaliar o potencial imunoprotetor e esterilizante do complexo EXOLEP em hamsters.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SILVA HECKTHEUER1201/08/201831/07/2019
NATASHA RODRIGUES DE OLIVEIRA4031/08/201731/12/2019
SERGIO JORGE4031/08/201731/12/2019
VIOLETTA DIAS PACCE4031/08/201731/12/2019

Página gerada em 20/04/2024 03:12:46 (consulta levou 0.062037s)