Nome do Projeto
O violão no Rio Grande do Sul: referenciais históricos e biográficos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/09/2017 - 25/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A bibliografia acerca da história do violão no Rio Grande do Sul apresenta-se fragmentada e ainda não dispõe de uma organização sistematizada. Diversas fontes inéditas carecem de registro e de um sistema de busca que facilite a consulta e a pesquisa. O único livro publicado sobre a história do violão no Brasil (Dudeque, 1994) praticamente não cita atividades ou artistas do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, este projeto propõe reunir as referências bibliográficas e biográficas que abordem dados e fatos sobre a cultura do instrumento a partir de meados do séc. XIX até a contemporaneidade. Busca-se formar e estruturar uma base de dados que complemente e traga orientações para novas pesquisas. A partir de um levantamento prévio, contatou-se que diversos violonistas, obras musicais e movimentos culturais ainda não possuem registros bibliográficos atualizados, visto a dificuldade de acesso às fontes. Conforme Napolitano (2005), sem um avanço documental do ponto de vista quantitativo (a incorporação de mais fontes) e qualitativo (novos tipos de fontes), poucos acréscimos serão somados ao debate geral dos estudos musicais. A metodologia utilizada baseia-se na seleção e coleta de referenciais a partir de notas e crônicas de jornais e revistas, partituras, fonogramas, programas de concerto, artigos e publicações científicas, textos informais, blogs e sites, depoimentos, entre outras fontes possíveis de consulta. A meta de trabalho durante a execução do projeto propõe publicações científicas, comunicações e um livro impresso.

Objetivo Geral

Principal:
organizar cronologicamente a bibliografia e as fontes documetnais sobre a prática e a cultura do violão no Rio Grande do Sul.
Específicos: classificar e tipificar as fontes de pesquisa e as temáticas específicas
Reunir dados artísticos e sociais relativos ao violão vinculados à história da música gaúcha e brasileira.
Complementar a documentação oriunda de fontes primárias sobre o violão no contexto da performance, da composição e dos estudos musicológicos.
Comunicar à comunidade acadêmica e científica sobre os resultados obtidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MORGAN DIAS MESQUITA226/03/201825/09/2020
OTAVIO AUGUSTO ZANIN DELEVEDOVE826/03/201825/09/2020
THIAGO COLOMBO DE FREITAS426/04/201825/09/2020

Página gerada em 19/03/2024 02:42:03 (consulta levou 0.281987s)