Nome do Projeto
Comparação dos parâmetros neuromusculares entre combate simulado e exercício intervalado de alta intensidade em atletas de taekwondo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/12/2017 - 28/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Introdução: O processo de fadiga parece influenciar algumas características do desempenho no Taekwondo, portanto, a capacidade de recuperação é um fator importante, e pode ser determinante para melhor desempenho esportivo. Neste sentido, diferentes métodos de treinamento têm sido aprimorados para transferir as demandas do combate real para o treinamento. Porém, ainda são escassos estudos que tenham investigado a fadiga a partir de parâmetros neuromusculares e que tenham comparado essa variável entre combates simulados e exercício intervalado de alta intensidade específico da modalidade. Objetivo: Comparar os parâmetros neuromusculares agudos entre um protocolo de combate simulado e um exercício intervalado de alta intensidade específico da modalidade, realizados por atletas de taekwondo. Materiais e métodos: Caracteriza-se como estudo experimental com medidas repetidas, para comparação de parâmetros neuromusculares entre os protocolos de combate simulado e exercício intervalado de alta intensidade específico da modalidade. Participarão do estudo atletas de taekwondo do sexo masculino, recrutados de maneira voluntária. Em uma sessão inicial, será feita uma anamnese e também serão coletados os dados antropométricos de massa corporal, estatura e dobras cutâneas. Antes dos protocolos de esforço, os atletas passarão por tricotomia e abrasão da pele para retirada de possíveis células mortas e posicionamento dos eletrodos de superfície para eletromiografia (EMG). Os mesmos realizarão aquecimento específico de 5 min e, em seguida, serão submetidos a um dos protocolos experimentais: combate simulado (CS) ou exercício intervalado de alta intensidade (EIAI). A contração isométrica voluntária máxima (CIVM) dos músculos reto femoral (RF) e gastrocnêmio lateral (GL) será coletada para obtenção da amplitude máxima do sinal eletromiográfico e, além disso, será obtido o dado de taxa de produção de força (TDF) do músculo RF. O salto vertical (SV) será utilizado para comparar altura de salto e tempo de voo dos atletas em diferentes momentos e protocolos. Será realizado um bloco composto de três combates simulados com duração de 6 minutos cada (três rounds de 2 min com 1 min de intervalo entre eles) e será adotado intervalo de 6 min entre combates. Será realizado EIAI específico da modalidade denominado 35:5. Esse protocolo experimental é composto por 3 estímulos de 40 s, sendo 35 s de step e 5 s de chutes efetuados em máxima intensidade pelo atleta.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Comparar os parâmetros neuromusculares agudos entre um protocolo de combate simulado e um exercício intervalado de alta intensidade específico da modalidade, realizados por atletas de taekwondo.

Objetivos específicos
Comparar pré e pós a realização de protocolo de combate simulado e exercício intervalado de alta intensidade específico da modalidade:
• A amplitude do sinal eletromiográfico do músculo reto femoral (RF) e gastrocnêmio lateral (GL) do membro inferior dominante, por meio de contração isométrica voluntária máxima (CIVM) no exercício de extensão de joelho e flexão plantar, respectivamente.
• A taxa de desenvolvimento da força (TDF) do músculo RF do membro inferior dominante durante CIVM de extensão de joelho
• A altura e tempo de voo em salto vertical (SV)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENO BERNY VASCONCELOS415/12/201728/12/2018
BRUNO NICANOR MELLO DA SILVA415/12/201728/12/2018
GUSTAVO ZACCARIA SCHAUN215/12/201728/12/2018
PAULA CAROLINI CONCEIÇÃO CAMPELO415/12/201728/12/2018
ROSSANO DINIZ415/12/201728/12/2018
STEPHANIE SANTANA PINTO215/12/201728/12/2018

Página gerada em 07/04/2020 01:12:25 (consulta levou 0.062377s)