Nome do Projeto
PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM CIDADES PEQUENAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
24/05/2018 - 24/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Este estudo trata da percepção do usuário quanto a imagem avaliativa em cidades pequenas, identificando as particularidades desse espaço a partir do olhar dos moradores e visitantes. O desenvolvimento dessas cidades passa pela influência da modernização e do turismo. Isso leva a uma possível perda de identidade, descaracterizando aspectos positivos da imagem avaliativa. Busca-se, enquanto objetivo geral, identificar as características que interferem na imagem avaliativa da cidade pequena, com base na percepção das pessoas, com o intuito de elaborar subsídios teóricos para o planejamento urbano que auxiliarão na valorização da imagem junto a moradores e visitantes. A pesquisa classifica-se como aplicada e exploratória, desenvolvendo-se a partir de estudo de caso, com três cidades objetos de estudo – Silveira Martins, Nova Palma e São João do Polêsine, localizadas no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os procedimentos metodológicos estão divididos em levantamento de arquivo, com pesquisa documental e bibliográfica, imagens e mapas, e levantamento de campo. Este último dividido em levantamento físico, com observações, registros fotográficos e análise sequencial, e levantamento avaliativo, com mapas mentais, questionários e entrevistas. Por meio da análise dos dados busca-se responder o objetivo geral e os objetivos específicos, identificando as características formais e simbólicas que interferem na percepção dos dois grupos de usuários. Espera-se que o estudo concluído seja divulgado nas cidades estudadas de modo a auxiliar no fortalecimento da identidade do local e nas decisões futuras para o planejamento urbano, através da identificação dos espaços detentores de qualidade para os moradores e visitantes.

Objetivo Geral

Este trabalho tem como objetivo geral identificar as características que interferem na imagem avaliativa da cidade pequena, com base na percepção das pessoas com o intuito de elaborar subsídios teóricos para o planejamento urbano capazes de auxiliar na valorização da imagem da cidade junto a população local e visitante.
Como objetivos específicos dessa investigação, pretende-se:
i) Investigar os atributos formais e simbólicos relacionados a imagem avaliativa das pequenas cidades;
ii) Identificar como os atributos formais e simbólicos do ambiente construído e natural da cidade pequena interferem no sentido de lugar dessas cidades a partir do ponto de vista dos usuários;
iii) Verificar similaridades e distinções na percepção e avaliação da imagem avaliativa da cidade por dois grupos de usuários - moradores e visitantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NETO DE FARIA224/05/201824/02/2020
ANDRESSA FONTOURA RECCHI124/05/201824/02/2020
AURIELE FOGAÇA CUTI624/05/201824/02/2020

Página gerada em 23/04/2024 08:33:09 (consulta levou 0.153324s)