Nome do Projeto
Ingestão de bebidas açucaradas e adição de açúcares até os dois anos de idade entre crianças brasileiras pertencentes a estudo longitudinal de referência antropométrica infantil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/03/2018 - 31/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
As práticas adequadas de alimentação na primeira infância são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança. Nesse período, os hábitos alimentares estão em formação e podem repercutir na vida adulta. A Organização Mundial da saúde (OMS) recomenda a introdução lenta e gradual de alimentos saudáveis após os seis meses de aleitamento materno exclusivo. A obesidade infantil é um problema de saúde pública em vários países. O consumo de alimentos não saudáveis, como bebidas açucaradas e adição de açúcares, está associado com essa epidemia, havendo indicação de não oferta de doces e bebidas adocicadas até os dois anos de idade. Assim, o objetivo do estudo será descrever a prevalência e evolução do consumo de bebidas açucaradas e adição de mel aos líquidos até dois anos de idade e seus fatores associados entre crianças brasileiras pertencentes a estudo longitudinal multicêntrico de referência antropométrica infantil. Serão analisados os dados do “Estudo longitudinal da composição corporal de crianças até dois anos de idade utilizando técnicas de isótopos estáveis” (Multi-Centre Body Composition Reference Study – MBCRS). Os desfechos serão analisados longitudinalmente por inquérito recordatório alimentar aplicado sobre o período de 24 horas anteriores à entrevista (IR-24H) e questionário de frequência alimentar (QFA) dos últimos 28 dias. Mães e respectivos recém-nascidos moradores da cidade de Pelotas e Jardim América, que atenderam aos demais critérios de elegibilidade do estudo, foram convidados para participação nos acompanhamentos ocorridos aos 3, 6, 9, 12, 18 e 24 meses de idade.

Objetivo Geral

Descrever a evolução do consumo de bebidas açucaradas e adição de mel ou açúcares em crianças aos 3, 6, 9,12, 18 e 24 meses de idade.
 Apresentar o consumo de bebidas açucaradas e adição de mel ou açúcares aos líquidos conforme variáveis sociodemográficas da mãe (escolaridade, situação conjugal, ocupação e paridade)
 Descrever o consumo de bebidas açucaradas e adição de mel ou açúcares aos líquidos, especialmente aos 18 e 24 meses, conforme sexo e variáveis nutricionais da criança (peso ao nascer e desmame antes dos 12 meses)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DOS SANTOS COSTA113/03/201831/03/2019
NATHÁLIA VICTÓRIA PINTO DA SILVA213/03/201831/03/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
International Atomic Energy Agency R$ 191.200,00

Página gerada em 25/04/2024 07:05:33 (consulta levou 0.169062s)