Nome do Projeto
Processos de Inclusão e Respeito à Diversidade: Políticas e Práticas da Educação Infantil ao Ensino Superior”.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A presente proposta de pesquisa tem como objetivo compreender como as políticas e práticas favorecem os múltiplos processos de inclusão e repeito à diversidade. Com isso será possível aprofundar a análise da realidade educacional, tendo com objetos de análise os níveis da Educação Básica ao Ensino Superior nas cidades de Pelotas e Bagé. Os instrumentos se darão a partir das políticas públicas, avaliações em larga escala, indicadores e escalas padronizadas, tais como, o índex para inclusão. A investigação se desenvolverá em parceria com a UERGS e UNIVERSIDADE DO MINHO. Pretende-se, posteriormente, aprofundar a análise dos contextos e práticas que identifiquem em quais medidas as políticas de acesso e permanência tem oportunizado a qualidade e a educação inclusiva. Tal perspectiva investigativa busca, a partir do proposto por Ball como “ciclo de políticas”, compreender os diferentes contextos e possibilitar uma leitura reflexiva da realidade, para a construção de espaços inovadores e emancipatórios, inclusivos e plurais.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Compreender como as políticas e práticas favorecem os múltiplos processos de inclusão e repeito à diversidade.
Objetivos Específicos
• Verificar como os documentos oficiais curriculares, tais como Projeto Político Pedagógico, referenciais curriculares e base nacional curricular, abordam questões relacionadas à diversidade.
• Analisar a aplicação das políticas públicas de acesso, permanência, índices de evasão, repetência programas de acompanhamento e seus reflexos na qualidade e no atendimento a diversidade.
• Compreender os processos geradores e efetivos das políticas públicas, em seu contexto escolar;
• Indicar, através dos dados coletados e analisados, os pontos de atuação emergentes;
• Construir indicadores que possam orientar a busca de alternativas viáveis e factíveis para a qualificação da Educação Básica e Superior nos municípios de Pelotas e Bagé;
• Mapear indicadores de qualidade na Educação Básica e Superior que denotem como fatores fundamentais da qualidade do ensino e do processo de atendimento a diversidade.
Compreender como as políticas e práticas favorecem os múltiplos processos de inclusão e repeito à diversidade.
Objetivos Específicos
• Verificar como os documentos oficiais curriculares, tais como Projeto Político Pedagógico, referenciais curriculares e base nacional curricular, abordam questões relacionadas à diversidade.
• Analisar a aplicação das políticas públicas de acesso, permanência, índices de evasão, repetência programas de acompanhamento e seus reflexos na qualidade e no atendimento a diversidade.
• Compreender os processos geradores e efetivos das políticas públicas, em seu contexto escolar;
• Indicar, através dos dados coletados e analisados, os pontos de atuação emergentes;
• Construir indicadores que possam orientar a busca de alternativas viáveis e factíveis para a qualificação da Educação Básica e Superior nos municípios de Pelotas e Bagé;
• Mapear indicadores de qualidade na Educação Básica e Superior que denotem como fatores fundamentais da qualidade do ensino e do processo de atendimento a diversidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANNA TREPTOW WEINBERGER | 5 | 01/03/2018 | 31/12/2019 |
BEATRIZ DE ABREU OSÓRIO | 5 | 01/03/2018 | 31/12/2019 |
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO | 5 | 01/03/2018 | 31/12/2019 |
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 5 | 01/03/2018 | 31/12/2019 |
INGRID MASSERON CUNHA | 5 | 01/03/2018 | 31/12/2019 |
LUANA RIBEIRO BUENO | 5 | 01/03/2018 | 31/12/2019 |
PRISCILA KRÜGER VOIGT | 5 | 01/03/2018 | 31/12/2019 |