Nome do Projeto
Cinema Bruto
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/04/2018 - 16/04/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Resumo
Optamos por focar nosso estudo em um fenômeno atual ao qual denominamos de videolização. “A videolização consiste no uso profuso, disseminado e instantâneo da captura da imagem em movimento (vídeo) em qualquer circunstância somado a ação de compartilhamento em rede. O pressuposto é que este fenômeno implique em uma possível ressignificação da função do vídeo em relação a linguagem audiovisual original”. Na primeira parte do estudo, o fenômeno é analisado na sua origem em ambiente escolar até chegar a plataforma Youtube. Na segunda parte os elementos invariantes do evento são identificados e utilizados em ações de intervenção, não somente pelos efeitos identificados na primeira, mas também pelas suas implicações poéticas, narrativas e pedagógicas. Nesta etapa a estratégia de intervenção é chamada de Cinema Bruto, emprestando título também para este projeto.

Objetivo Geral

Geral - Analisar o fenômeno de Videolização mapear suas caraterísticas e possíveis implicações no contexto social escolar.
Específicos - Identificar os elementos invariáveis do fenômeno
Analisar as implicações dos elementos invariáveis do fenômeno nos campos pedagógicos, poéticos e narrativos.
Identificar alternativas de aplicação e controle do fenômeno nos campos pedagógicos, poéticos e narrativos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE LINDOLFO DE OLIVEIRA217/04/201816/04/2019
BERNARDO MATEUS CANTERLE DE MEDEIROS217/04/201816/04/2019
CARLA SCHNEIDER217/04/201816/04/2019
CAROLINE GARCIA DA ROSA217/04/201816/04/2019
IANE DE OLIVEIRA PRESTES217/04/201816/04/2019
LAÍS SOUZA VIEGAS217/04/201816/04/2019
LUCAS ULGUIM PÔRTO217/04/201816/04/2019
LUCCAS PIRES SOARES217/04/201816/04/2019
LUIZA GERVINI CHIES217/04/201816/04/2019

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