Nome do Projeto
Aplicação de fenômenos físicos em Computação Gráfica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2018 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Processamento Gráfico (Graphics)
Resumo
Este projeto visa aprimorar a representação visual de fenômenos naturais em Computação Gráfica para aplicações em tempo-real. São dois fenômenos físicos estudados nesta pesquisa: luzes e partículas. No primeiro visamos aprimorar a representação visual da translucidez, por exemplo, a mudança de cor da luz ao passar por um vidro. Já no segundo buscamos representar visualmente o movimento de corpos utilizando simplificações de dinâmica de fluídos, por exemplo, representar a dinâmica do sangue num órgão durante um treinamento de cirurgia.
Atualmente, existe um alto custo computacional para se representar visualmente os fenômenos citados, por isso o seu uso é limitado para aplicações “off-line”, ou seja, que não geram um resultado visual imediato, por exemplo, efeitos visuais para filmes. Já em aplicações de tempo-real como simuladores e jogos é necessário que o custo computacional seja reduzido. Aprimorar algoritmos que representem esses fenômenos permitindo o seu uso em aplicações de tempo-real é um dos objetivos desta pesquisa.
Objetivo Geral
Objetivo principal: desenvolver algoritmos mais eficientes para representação visual de alguns fenômenos naturais, tais como luz e movimentação de partículas.
Nesse sentido, os seguintes objetivos específicos serão perseguidos:
1 - Desenvolver um algoritmo de ordenação de fragmentos (conceito de Computação Gráfica) que permita a composição da luz na ordem com que ela passe pelas camadas de uma superfície utilizando memória e processamento limitados;
2 - Utilizar as técnicas de dinâmica de fluídos para representar o comportamento de órgãos humanos durante uma cirurgia;
3 - Desenvolver uma técnica de visualização das partículas, usadas na dinâmica de fluídos, que permita a representação de fluídos utilizando uma baixa quantidade de partículas, mas ainda representando o comportamento de um fluído composto por uma infinidade de partículas;
4 – Aprimorar a performance dos algoritmos de dinâmica de fluídos utilizados em aplicações em tempo-real;
5 – Desenvolver um simulador de cirurgia para treinamento médico que permita a validação dos objetivos anteriores.
Nesse sentido, os seguintes objetivos específicos serão perseguidos:
1 - Desenvolver um algoritmo de ordenação de fragmentos (conceito de Computação Gráfica) que permita a composição da luz na ordem com que ela passe pelas camadas de uma superfície utilizando memória e processamento limitados;
2 - Utilizar as técnicas de dinâmica de fluídos para representar o comportamento de órgãos humanos durante uma cirurgia;
3 - Desenvolver uma técnica de visualização das partículas, usadas na dinâmica de fluídos, que permita a representação de fluídos utilizando uma baixa quantidade de partículas, mas ainda representando o comportamento de um fluído composto por uma infinidade de partículas;
4 – Aprimorar a performance dos algoritmos de dinâmica de fluídos utilizados em aplicações em tempo-real;
5 – Desenvolver um simulador de cirurgia para treinamento médico que permita a validação dos objetivos anteriores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ISABELLE DE ARAUJO AZEVEDO | 20 | 01/10/2018 | 30/09/2020 |
LUCAS ZANUSSO MORAIS | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR | 2 | 30/09/2015 | 30/09/2018 |
RAFAEL HAERTEL PERES | 8 | 30/09/2015 | 30/09/2018 |