Nome do Projeto
Título – O ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PELA LENTE DAS PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
26/06/2018 - 26/06/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Os estudos de perspectiva foucaultiana constituem-se como fundamentação teórica para diferentes tipos de pesquisas, como as filosóficas, históricas, médicas, disseminando-se cada vez mais para outras áreas de conhecimento, como as ciências sociais, ciência política e educação. A educação física é uma área que também se utiliza desta perspectiva para discutir e analisar seus objetos de estudo, ainda que de forma tímida na produção brasileira, de modo que não se tem discutido como são realizados tais estudos. Neste sentido, a presente proposta volta olhares para o modo que estes estudos e/ou pesquisas são feitos, identificando e analisando conceitos e enfoques dentro da perspectiva foucaultiana. Esta pesquisa justifica-se pela importância de conhecer, identificar, analisar e divulgar uma perspectiva pouco explorada na Educação Física, os estudos foucaultianos. Em vista dessas reflexões, esse projeto se propõe investigar: Como são feitos os estudos que tratam da Educação Física numa perspectiva foucaultiana? Esperamos com a realização deste estudo, contribuir com o fortalecimento da Educação Física em seus enfoques na perspectiva foucaultiana, considerando a riqueza analítica que esta propicia para as diferentes áreas de conhecimento. As enunciações deste estudo são importantes para se pensar sobre a produção científica na área, bem como os modos que ela conduz as reflexões e formulações que envolvem a analítica de práticas, processos formativos e políticas públicas para o campo da Educação Física nesta perspectiva teórica.

Objetivo Geral

Objetivos

Objetivo geral
Compreender como são feitos os estudos que tratam da Educação Física numa perspectiva foucaultiana.

Objetivos específicos:
a) Apresentar os estudos que abordam a Educação Física numa perspectiva foucaultiana em teses, dissertações e nos principais periódicos da área;
b) Analisar como é feita a relação Educação Física e a perspectiva foucaultiana.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANE REGINA CRESTANI TORTOLA214/07/201926/06/2020
FELIPE FERNANDO GUIMARÃES DA SILVA221/08/201831/12/2018
José Alberto Coutinho da silva221/08/201831/12/2018
NATÁLIA SILVEIRA ANTUNES421/08/201826/06/2020
PATRICK ESPINOSA DA SILVA221/08/201831/12/2018
VÍTOR TAVARES DA SILVA421/08/201826/06/2020

Página gerada em 25/04/2024 05:50:18 (consulta levou 0.084340s)