Nome do Projeto
Releituras do medievo: A recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/03/2019 - 02/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Resumo
O presente projeto tem como objetivo discutir e analisar a recepção do medieval germanófono em textos literários e nao literários, filmes, música e demais artes nos XIX à XXI à luz das teorias de intermedialidade, lançando mão do comparativismo e da análise do discurso.
Objetivo Geral
1. Criar uma lista de filmes, músicas e materiais escritos (textos literários e não-literários) que se caracterizem como recepção do medievo,
2. Problematizar e discutir as relações entre literatura, história e cultura nas relações estabelecidades de forma intermediática,
3. Analisar a recepção de temas medievais em textos literários, filmes, músicas e qualquer forma de arte nos séculos posteriores à luz de fenômenos complexos como construções de gênero e identidade e representações espaciais,
4. Comparar as semelhanças e diferenças entre as representações intermediáticas estabelecidas e
5. Integrar pesquisas individuais em nível de graduação e pós-graduação sobre o fenômeno da intermedialidade, no que tange à recepção de temáticas medievais, ao estudo coletivo, através do intercâmbio de informações, dúvidas e conclusões parciais.
2. Problematizar e discutir as relações entre literatura, história e cultura nas relações estabelecidades de forma intermediática,
3. Analisar a recepção de temas medievais em textos literários, filmes, músicas e qualquer forma de arte nos séculos posteriores à luz de fenômenos complexos como construções de gênero e identidade e representações espaciais,
4. Comparar as semelhanças e diferenças entre as representações intermediáticas estabelecidas e
5. Integrar pesquisas individuais em nível de graduação e pós-graduação sobre o fenômeno da intermedialidade, no que tange à recepção de temáticas medievais, ao estudo coletivo, através do intercâmbio de informações, dúvidas e conclusões parciais.