Nome do Projeto
Investigações químicas de imagens jesuíticas em madeira policromada do Museu das Missões
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 29/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
As imagens em madeira policromada do acervo do Museu das Missões é um conjunto sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e pertencem ao parque das Ruínas de São Miguel, inserido em contexto reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO como Patrimônio Mundial, sendo de estrema relevância no âmbito patrimonial. Esses bens, infelizmente, foram severamente danificados por fortes chuvas e um tornado que atingiu a região em abril de 2016. Em visita ténica e revisão bibliográfica realizada com vista à sua conservação e restauração, constatou-se a existência de pouco conhecimento material dos objetos, especificamente no que diz respeito aos materiais e técnicas de produção de suas policromias e de suas intervenções, que são informações fundamentais para tomadas de decisões mais adequadas para procedimentos de conservação e restauração. Neste contexto, portanto, fazendo parte de uma iniciativa para a conservação e restauração desses bens, assim como para o seu melhor entendimento histórico e técnico, este projeto tem como objetivo a investigação química de imagens jesuíticas em madeira policromada do Museu das Missões.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é a investigação química de imagens jesuíticas em madeira policromada do Museu das Missões.

Como objetivos específicos, tem-se:
1) produzir conhecimento material de imagens em madeira policromada do Museu das Missões para ajudar na tomada de decisões em sua conservação e restauração e para produzir um melhor entendimento sobre sua história;
2) identificar possíveis novos processos de degradação ainda desconhecidos nas obras;
3) evidenciar e caracterizar pinturas originais recobertas por intervenções mais recentes;
4) produzir material para atividades de ensino e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KAREN VELLEDA CALDAS201/03/201829/02/2020

Página gerada em 20/04/2024 09:41:04 (consulta levou 0.251634s)