Nome do Projeto
Curricularização da Educação Ambiental na UFPEL: uma análise a partir das concepções e das práticas curriculares dos cursos de graduação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2018 - 31/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
Diversas leis determinam a incorporação da Educação Ambiental (EA) em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Na avaliação e recredenciamento dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior, uma das dimensões avaliadas pelo Ministério da Educação é a responsabilidade social da instituição no que se refere à contribuição em relação à defesa do meio ambiente. Parte-se da premissa que a incorporação da EA nos currículos se torna imprescindível quando se reconhece a universidade como um bem público que deve superar o papel utilitário que em grande parte tem desempenhado na reprodução das desigualdades sociais e ambientais advindas do modo de produção e consumo capitalista. A pesquisa de caráter qualitativo objetiva, através do método dialético, diagnosticar o processo de incorporação da EA nos currículos de graduação da UFPEL, em seus aspectos formais e práticos, analisando os Projetos Pedagógicos de Curso, grades curriculares e Planos de Ensino, confrontando-os com as concepções Conservadora e Transformadora da Educação Ambiental, a fim de se verificar como conceitualmente se deu a incorporação da EA ou se a mesma não foi considerada. Concomitantemente, serão realizadas entrevistas com os coordenadores de curso, membros da comunidade acadêmica e profissionais da administração central, visando identificar como a EA está sendo incorporada e percebida nas práticas pedagógicas. Como resultado espera-se colaborar com a materialização da EA na UFPEL, a partir da criação de um espaço permanente de debates e estudos.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Diagnosticar o processo de incorporação da Educação Ambiental nos currículos de graduação da UFPEL, em seus aspectos formais e práticos, analisando os Projetos Pedagógicos de Curso e confrontando com as concepções Conservadora e Transformadora da Educação Ambiental.

Objetivos específicos

- identificar o envolvimento dos componentes curriculares e o compromisso dos cursos na incorporação de conteúdos relacionados à Educação Ambiental, na formação profissional dos acadêmicos de graduação;
- verificar a ocorrência de ações e projetos de pesquisa, ensino e extensão relativos à Educação Ambiental nos cursos analisados;
- compreender a percepção dos coordenadores de curso e dos profissionais da Administração Central acerca da incorporação da EA na estrutura curricular;
- identificar as potencialidades, experiências exitosas, problemas ou impasses apontados pela comunidade acadêmica acerca da incorporação do tema na formação dos alunos/as da UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EUGENIA ANTUNES DIAS801/08/201831/07/2019
KALLÉU SCHMIDT MENDES1201/08/201828/02/2019
MICAELA CANDIA VINHOLES NOBRE1201/03/201931/07/2019
ÉVELIN RUTZ222/05/201731/07/2018

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