Nome do Projeto
Os Estágios Curriculares dos Cursos de Pedagogia Presenciais Noturnos do Rio Grande do Sul: cartografias e reflexões
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/12/2018 - 18/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Este trabalho tem como proposta analisar os estágios curriculares dos cursos de pedagogia noturnos presenciais das universidades públicas federais, do RS, Brasil. Problematização central: Qual a constituição e desenvolvimento dos estágios obrigatórios dos cursos de pedagogia presenciais noturnos das instituições federais do Rio Grande do Sul. Objetivos específicos: Realizar um mapeamento dos cursos de pedagogia presenciais noturnos do Rio Grande do Sul. Descrever como estão organizados os estágios destes cursos de pedagogia. Evidenciar os princípios orientadores de formação de professores a partir dos estágios. Analisar indícios da concepção de identidade profissional de professor que perpassa os estágios. Principais aportes teóricos: Pimenta e Lima (2004); Lima (2012) e Legislações correspondentes. O processo metodológico que pautará a coleta de dados será: Analise Documental (Projetos Pedagógicos dos cursos) e Entrevista semiestruturada com coordenadores de colegiado ou NDE. A preocupação do grupo em relação aos temas relacionados à formação de professores e, mais especificamente, aos estágios curriculares, tem permitido algumas iniciativas no sentido de compreender melhor essa complexa formação/profissão. Nossos trabalhos têm investido na formação de professores para os níveis da educação básica e superior, estágio curricular e licenciaturas (PINTO, 2002, 2008, 2014), (FOSTER, BROILO, PINTO 2002). Salientamos também que o projeto aqui proposto condiz com a linha de pesquisa na qual estamos vinculadas, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel: Formação Docente: ensino, aprendizagem e conhecimento.
Objetivo Geral
Geral:
Descrever e analisar a constituição e desenvolvimento dos estágios obrigatórios dos cursos de pedagogia presenciais noturnos das universidades federais do Rio Grande do Sul.
Específicos:
Realizar um mapeamento dos cursos de pedagogia presenciais noturnos do Rio Grande do Sul.
Descrever como estão organizados os estágios destes cursos de pedagogia.
Evidenciar os princípios orientadores de formação de professores a partir dos estágios.
Analisar indícios da concepção de identidade profissional de professor que perpassa os estágios.
Descrever e analisar a constituição e desenvolvimento dos estágios obrigatórios dos cursos de pedagogia presenciais noturnos das universidades federais do Rio Grande do Sul.
Específicos:
Realizar um mapeamento dos cursos de pedagogia presenciais noturnos do Rio Grande do Sul.
Descrever como estão organizados os estágios destes cursos de pedagogia.
Evidenciar os princípios orientadores de formação de professores a partir dos estágios.
Analisar indícios da concepção de identidade profissional de professor que perpassa os estágios.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE SOUZA DA LUZ | 4 | 20/11/2017 | 17/12/2018 |
ANDREWS VILELA SILVA | 3 | 20/11/2017 | 17/12/2018 |
HELENARA PLASZEWSKI | 4 | 20/11/2017 | 17/12/2018 |
JOICE MIRAPALHETE FABRA | 4 | 18/12/2018 | 18/12/2019 |
JÚLIA IRIGOYEN STUDZINSKI | 3 | 20/11/2017 | 17/12/2018 |
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 4 | 18/12/2018 | 18/12/2019 |
LUCAS DE FREITAS DA SILVA | 3 | 20/11/2017 | 17/12/2018 |
MICHELE TELLES BAPTISTA | 3 | 18/12/2018 | 18/12/2019 |
PATRÍCIA PORTO RAMOS | 4 | 18/12/2018 | 18/12/2019 |
RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE | 3 | 18/12/2018 | 18/12/2019 |
THAIANY D'AVILA ROSA | 3 | 20/11/2017 | 17/12/2018 |