Nome do Projeto
REDES POLÍTICAS E NOVA GOVERNANÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA Base Nacional Comum Curricular
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/10/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
O presente projeto tem por finalidade apresentar a proposta de pesquisa a ser desenvolvida, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, tendo como interesse investigar, a partir das políticas de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como as redes políticas e as novas formas de governança vêm se configurando para a constituição da agenda educacional e das reformas educativas no contexto brasileiro. Assim, a primeira parte o texto será conduzida por dois interesses de embasamento teórico que fundamentam o projeto. O primeiro discute neoliberalismo, governança e políticas e o segundo as reformas políticas educacionais e suas implicações no cenário brasileiro. O estudo foca na noção de governança para refletir sobre as políticas públicas de educação. Entende-se governança como um modelo de governo que envolve modos, processos, atores e instrumentos com diferentes interesses na gestão pública, articulados com características do neoliberalismo. O uso deste conceito permite uma compreensão do aparecimento e do processo de legitimação de novos atores sociais muito presentes no contexto atual – parcerias público-privadas, novas filantropias, corporações internacionais, empreendedores sociais, acadêmicos, setor midiático, ONGs, fundações de caridade, fundações sem fins lucrativos, think tanks1, consultores privados e empresas especializadas em conhecimento para formulação de políticas, organismos internacionais, tipo Banco Mundial e OCDE. A prestação de serviços educacionais e o surgimento de novas formas de governança em rede que ganham força, como contribuintes para a superação da crise na educação pública, articulam, supostamente, uma série de propostas de soluções para os problemas da educação.

Objetivo Geral

Objetivo geral do estudo
Investigar, a partir das políticas de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como vêm se configurando as redes políticas e as novas formas de governança, para a constituição da agenda educacional e das reformas educativas no contexto brasileiro.

Objetivos específicos

a) Mapear e analisar os novos atores e as estruturas e práticas organizacionais, bem como seus modos de intervenção no cenário da educação brasileira;
b) Analisar as redes políticas e discutir como se constituem em redes de governança, no processo de efetivação da BNCC;
c) Analisar os discursos que sustentam as múltiplas relações e os modos de intervenção para a produção dessas políticas curriculares, a partir da implantação da BNCC, proposta oficialmente apoiada pela CONSED e UNDIME, focando nas políticas para o estado do Rio Grande do Sul;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA1201/08/201831/07/2019
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA801/05/201831/07/2018
PATRÍCIA DE FARIA FERREIRA401/08/201831/10/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 54.000,00

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