Nome do Projeto
Memórias, discursos e narrativas (auto)biográficas de mulheres na construção de uma educação feminista interseccional latino-americana
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/05/2018 - 30/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Este trabalho tem origem numa caminhada acadêmica que envolve pesquisa, ensino e extensão e que tem sido campo de estudos da coordenadora e de seu grupo de orientandas e discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel e vinculadas ao D'Generus: núcleo de estudos e pesquisas feministas e de gênero, enquanto grupo de pesquisa do CNPq. A proposta é interdisciplinar, incorporando elementos especialmente da área de educação e dos estudos de gênero, a partir de narrativas auto(biográficas) de mulheres, pertencentes à diversos grupos e movimentos sociais. Como objetivo busca-se contribuir para um processo de emancipação e autonomia das mulheres envolvidas, através do resgate de suas memórias, que visibilizam suas histórias de vida. Esse processo se constitui num momento de formação para as participantes que, através dessa metodologia, podem ressignificar e refazer suas trajetórias de mulheres, agora com a contribuição da construção da teoria feminista. Dessa forma, o resgate das (auto)biografias ultrapassam o processo de coleta de dados para a pesquisa, mas se tornam também um espaço de formação, tanto individual como coletiva. Trata-se de uma experiência acadêmica que tem a intencionalidade de trazer uma colaboração na construção de uma educação feminista latino-americana descolonial, que problematiza as histórias de vida das mulheres, partindo de uma compreensão crítica sobre os processos de colonialidade do saber e do poder patriarcal.

Objetivo Geral

Com essa proposta de investigação buscamos contribuir com um processo educativo emancipatório das mulheres envolvidas, na perspectiva da educação popular aliada à perspectiva do feminismo. Assim, a proposta tem caráter interdisciplinar e se ancora, especialmente, na área de educação e nos estudos de gênero. Dessa forma buscamos aliar a contribuição teórica da educação popular latino-americana com o pensamento feminista descolonial, de caráter interseccional, tendo como principal ferramenta de trabalho as narrativas (auto)biográficas das mulheres envolvidas. Importante destacar que esta proposta tem origem numa caminhada acadêmica que envolve pesquisa, ensino e extensão e que tem sido campo de estudos da coordenadora e de seu grupo de orientandas e discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel. A intenção é agregar e aproximar as diversas experiências que o grupo de pesquisadores/as vinculados/as ao grupo de pesquisa do CNPq D'GENERUS: núcleo de estudos e pesquisas feministas e de gênero, liderado pela pesquisadora coordenadora, já vem realizando há um certo tempo. Assim, esse projeto irá materializar diversas atividades acadêmicas que vem sendo realizadas com mulheres pertencentes a grupos e movimentos diversos, tanto na cidade como na região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LESSA CARDOSO430/05/201830/05/2021
AMANDA SEVERO MEDEIROS2001/08/201931/07/2020
CARLA NEGRETTO430/05/201830/05/2021
DENISE MARCOS BUSSOLETTI430/05/201830/05/2021
GEORGINA HELENA XAVIER LIMA430/05/201830/05/2021
ISABELA DOS SANTOS KRÖNING430/05/201830/05/2021
KATARINE LAPUENTE SOUZA430/05/201830/05/2021
WENDEL FARIAS RODRIGUES2001/08/202030/04/2021

Página gerada em 21/12/2024 14:22:11 (consulta levou 0.048700s)