Nome do Projeto
Viagens e lugares: mapas antropológicos, literários, turísticos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/10/2006 - 31/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Resumo
A compreensão do conceito de viagem como forma de representação da realidade, e como fundante de processos cognitivos baseados no movimento do corpo no espaço, que se encontra simultaneamente presente em campos sócio-culturais diversos, como a literatura e a antropologia, chegando, mais recentemente, ao turismo, circunscreve o lugar a partir do qual propomos nossa análise: quais percursos a própria viagem, como categoria do pensamento, pode realizar. A viagem é pensada aqui como uma espécie de matriz produtora de enunciados e representações tranversais, já que não limitados a este ou àquele domínio, e para cujo entendimento, o melhor caminho é o do comparatismo. Assim, inicialmente o projeto pretende, por um lado, mapear a produção verbal nas quais a categoria da viagem, particularmente potencializada pelas relações de identidade e diferença, esteja presente; e, por outro, construir um quadro comum de análise que permita, num momento posterior, particularizar os objetos de investigação, em suas formas de representação literárias, discursivas, conceituais e imagéticas, presentes na poesia e em textos em prosa, bem como em cartas, diários e relatos de viagens, sem perder de vista as prováveis regularidades que possam existir entre eles.

Objetivo Geral

Contribuir para uma reflexão comparativa sobre as categorias da viagem e do lugar, tendo como universo de análise as relações entre a antropologia, a literatura e o turismo.
Compreender as formas e os processos pelos quais a categoria da viagem permite representar – na antropologia, na literatura e no turismo – as relações entre a identidade e a diferença.
Analisar a continuidade, e a descontinuidade, de esquemas narrativos e perceptivos na estruturação de sistemas simbólicos específicos, como, por exemplo, na literatura de viagem e nos relatos turísticos de viagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4
10
10
10
10
10
10
10

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
UFPEL (Universidade Federal de Pelotas)R$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 10:12:15 (consulta levou 0.060199s)