Nome do Projeto
Poéticas Contemporâneas: produção de leitura, produção de escritura, produção de sentido
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/10/2006 - 31/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Resumo
A riqueza e a complexidade do mundo contemporâneo, sua dinâmica, exigem do homem reaprender a ler. Os avanços tecnológicos, os avanços científicos e os avanços dos saberes menos duros, aqueles produzidos nos diversos campos que tentam compreender as coisas humanas, têm apontado para um certo modo, uma certa configuração, que, curiosamente se repetindo, é diverso em cada caso. A proximidade entre dois procedimentos antevistos pelos gregos, poiesis e techné, é aqui o ponto de partida para buscarmos estabelecer relações, produzirmos leituras, entre a manifestação poética e o fazer das técnicas e das diferentes expressões humanas, na contemporaneidade. As expressões poéticas são entendidas aqui como produções de escrituras prestes a serem lidas, prestes a serem submetidas a produções de leitura, dimensionáveis por sua capacidade de produzir ou não sentidos. O projeto propõe, num primeiro momento, uma revisão crítica das diversas abordagens, formulações e reflexões sobre a linguagem verbal, e, num segundo momento, sobre as diferentes manifestações poéticas; para então, num terceiro momento, produzir as leituras dos objetos de investigação,que, sendo expressões de diferentes manifestações poéticas, articulam entre si linguagem verbal e linguagens não-verbais, potencializam-se em modos particulares de enunciação, e revelam numa poética a outra.

Objetivo Geral

Os objetivos são, num primeiro momento, realizarmos a leitura crítica de conceitos e de abordagens sobre produção de leitura, produção de escritura e produção de sentido, de textos em linguagem verbal (privilegiadamente, a literatura) e em linguagens estéticas não-verbais, considerados seus próprios campos de reflexão, assim como a antropologia, a filosofia e a sociologia.
E num segundo e complementar momento, realizarmos “exercícios de leitura” que venham a constituir uma espécie de exemplário de possíveis modos de ler. O projeto tem como meta o envolvimento de cada aluno com uma expressão poética da contemporaneidade, superada a primeira etapa do trabalho, com o objetivo de produzirmos leituras específicas. A hipótese é de que cada texto em sua resistência poética, aproveitando-me aqui do que diz Paul de Man, constitua sua própria teoria. E portanto guarde em si suas chaves de leitura. A cada texto “uma chave do tamanho”, talvez dissesse Monteiro Lobato.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
10
10
10
10
10
10
10
10
20
ALINE CRISTINA DE MIRANDA1201/08/201231/07/2013
EDUARDO PETERS RODRIGUES1201/08/201231/07/2013
RAFAEL SILVA DE OLIVEIRA1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
UFPEL (Universidade Federal de Pelotas)R$ 0,00

Página gerada em 29/03/2024 07:02:28 (consulta levou 0.037120s)