Nome do Projeto
Poéticas Contemporâneas: produção de leitura, produção de escritura, produção de sentido
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/10/2006 - 31/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Resumo
A riqueza e a complexidade do mundo contemporâneo, sua dinâmica, exigem do homem reaprender a ler. Os avanços tecnológicos, os avanços científicos e os avanços dos saberes menos duros, aqueles produzidos nos diversos campos que tentam compreender as coisas humanas, têm apontado para um certo modo, uma certa configuração, que, curiosamente se repetindo, é diverso em cada caso. A proximidade entre dois procedimentos antevistos pelos gregos, poiesis e techné, é aqui o ponto de partida para buscarmos estabelecer relações, produzirmos leituras, entre a manifestação poética e o fazer das técnicas e das diferentes expressões humanas, na contemporaneidade. As expressões poéticas são entendidas aqui como produções de escrituras prestes a serem lidas, prestes a serem submetidas a produções de leitura, dimensionáveis por sua capacidade de produzir ou não sentidos. O projeto propõe, num primeiro momento, uma revisão crítica das diversas abordagens, formulações e reflexões sobre a linguagem verbal, e, num segundo momento, sobre as diferentes manifestações poéticas; para então, num terceiro momento, produzir as leituras dos objetos de investigação,que, sendo expressões de diferentes manifestações poéticas, articulam entre si linguagem verbal e linguagens não-verbais, potencializam-se em modos particulares de enunciação, e revelam numa poética a outra.
Objetivo Geral
Os objetivos são, num primeiro momento, realizarmos a leitura crítica de conceitos e de abordagens sobre produção de leitura, produção de escritura e produção de sentido, de textos em linguagem verbal (privilegiadamente, a literatura) e em linguagens estéticas não-verbais, considerados seus próprios campos de reflexão, assim como a antropologia, a filosofia e a sociologia.
E num segundo e complementar momento, realizarmos “exercícios de leitura” que venham a constituir uma espécie de exemplário de possíveis modos de ler. O projeto tem como meta o envolvimento de cada aluno com uma expressão poética da contemporaneidade, superada a primeira etapa do trabalho, com o objetivo de produzirmos leituras específicas. A hipótese é de que cada texto em sua resistência poética, aproveitando-me aqui do que diz Paul de Man, constitua sua própria teoria. E portanto guarde em si suas chaves de leitura. A cada texto “uma chave do tamanho”, talvez dissesse Monteiro Lobato.
E num segundo e complementar momento, realizarmos “exercícios de leitura” que venham a constituir uma espécie de exemplário de possíveis modos de ler. O projeto tem como meta o envolvimento de cada aluno com uma expressão poética da contemporaneidade, superada a primeira etapa do trabalho, com o objetivo de produzirmos leituras específicas. A hipótese é de que cada texto em sua resistência poética, aproveitando-me aqui do que diz Paul de Man, constitua sua própria teoria. E portanto guarde em si suas chaves de leitura. A cada texto “uma chave do tamanho”, talvez dissesse Monteiro Lobato.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ALINE CRISTINA DE MIRANDA | 12 | 01/08/2012 | 31/07/2013 |
EDUARDO PETERS RODRIGUES | 12 | 01/08/2012 | 31/07/2013 |
RAFAEL SILVA DE OLIVEIRA | 12 | 01/08/2012 | 31/07/2013 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
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UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) | R$ 0,00 |