Nome do Projeto
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS PRÉ-ESCOLARES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PELOTAS, RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/08/2018 - 14/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Resumo
O estado nutricional das crianças vem se modificando nas últimas décadas, a ocorrência de sobrepeso e obesidade tem aumentado ao mesmo tempo em que permanecem taxas elevadas de desnutrição. Será realizado um estudo transversal que incluirá todas as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil do município de Pelotas, RS e servirá de linha de base para intervenções com ações de educação nutricional. O objetivo do presente projeto é estabelecer o perfil do estado nutricional das crianças e em seguida planejar uma intervenção. As medidas antropométricas de todas as crianças serão coletadas na própria escola por alunos de graduação. O peso será aferido por balança portátil eletrônica da marca Seca modelo 336 para bebês e modelo 813 para crianças que permanecem em pé. Para a obtenção do comprimento será utilizado antropômetro da marca Seca modelo 417 e para aferição da altura será o modelo 213. De acordo com o estado nutricional e as características da escola, cada par de escolas de turno integral será selecionada para participar da intervenção ou do grupo controle, conforme sorteio. Será avaliado o conhecimento nutricional dos professores, auxiliares e merendeiras por meio de um instrumento elaborado de acordo com as informações do Guia Alimentar da População Brasileira e outros artigos científicos sobre alimentação saudável na infância. Esses profissionais participarão de palestras e oficinas sobre alimentação saudável através de encontros quinzenais durante três meses. Após a intervenção, o conhecimento nutricional de todos os professores, auxiliares e merendeiras será avaliado por meio do instrumento autoaplicado. As análises incluirão a comparação das escolas do grupo intervenção e do grupo controle. Também será realizada a comparação do estado nutricional de todas as crianças matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil em 2018 com o estado nutricional das crianças que frequentavam as mesmas escolas em 2004. Associações e alguns fatores de risco para sobrepeso entre as crianças serão avaliados. Com o presente estudo, pretende-se descrever o estado nutricional das crianças e realizar intervenções e por fim avaliar efetivamente esta intervenção com os profissionais das escolas.
Objetivo Geral
Geral
Avaliar o estado nutricional de crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil do município de Pelotas, RS e, conforme o perfil nutricional das crianças, selecionar aleatoriamente uma escola para receber a intervenção de educação nutricional e outra para o grupo controle de cada par de escolas ordenado de acordo com características semelhantes.
Específicos
1. Descrever o estado nutricional das crianças em relação aos índices antropométricos altura-para-idade e IMC-para-idade.
2. Descrever o consumo alimentar das crianças de acordo com o formulário de marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN.
3. Descrever o conhecimento dos profissionais (professores, auxiliares e merendeiras) em relação à alimentação infantil na primeira infância.
4. Avaliar a associação do excesso de peso (sobrepeso e obesidade) das crianças de acordo com as seguintes características:
• demográficas (sexo, cor da pele e idade);
• socioeconômicas (escolaridade materna e renda familiar);
• saúde da criança (peso ao nascer, amamentação, hospitalizações, diarreia, uso de medicamentos);
• comportamental (horas em frente à TV ou dispositivos de tela -smartphones, tablete, PCs e computadores);
• consumo alimentar.
5. Comparar o estado nutricional das crianças das EMEIs com o resultado de avaliação realizada em 2004 nas mesmas EMEIs (Gigante, Buchweitz et al. 2007).
6. Propor ações de educação nutricional a serem executadas com crianças, professores, auxiliares e merendeiras em metade das EMEIs de turno integral incluídas neste projeto.
7. Realizar avaliação da intervenção, por meio da comparação do escore de conhecimento sobre alimentação saudável na primeira infância, do grupo de profissionais que recebem a intervenção com o escore de conhecimento dos profissionais pertencentes ao grupo controle.
Avaliar o estado nutricional de crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil do município de Pelotas, RS e, conforme o perfil nutricional das crianças, selecionar aleatoriamente uma escola para receber a intervenção de educação nutricional e outra para o grupo controle de cada par de escolas ordenado de acordo com características semelhantes.
Específicos
1. Descrever o estado nutricional das crianças em relação aos índices antropométricos altura-para-idade e IMC-para-idade.
2. Descrever o consumo alimentar das crianças de acordo com o formulário de marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN.
3. Descrever o conhecimento dos profissionais (professores, auxiliares e merendeiras) em relação à alimentação infantil na primeira infância.
4. Avaliar a associação do excesso de peso (sobrepeso e obesidade) das crianças de acordo com as seguintes características:
• demográficas (sexo, cor da pele e idade);
• socioeconômicas (escolaridade materna e renda familiar);
• saúde da criança (peso ao nascer, amamentação, hospitalizações, diarreia, uso de medicamentos);
• comportamental (horas em frente à TV ou dispositivos de tela -smartphones, tablete, PCs e computadores);
• consumo alimentar.
5. Comparar o estado nutricional das crianças das EMEIs com o resultado de avaliação realizada em 2004 nas mesmas EMEIs (Gigante, Buchweitz et al. 2007).
6. Propor ações de educação nutricional a serem executadas com crianças, professores, auxiliares e merendeiras em metade das EMEIs de turno integral incluídas neste projeto.
7. Realizar avaliação da intervenção, por meio da comparação do escore de conhecimento sobre alimentação saudável na primeira infância, do grupo de profissionais que recebem a intervenção com o escore de conhecimento dos profissionais pertencentes ao grupo controle.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINE ROCHA ROMANCINI | 2 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
ANGELICA OZORIO LINHARES | 12 | 15/08/2018 | 14/08/2020 |
ANGELICA OZORIO LINHARES | 12 | 15/08/2018 | 14/08/2020 |
ARIANE DE FREITAS ULGUIM | 2 | 15/08/2018 | 14/08/2020 |
BRUNA BELING KLUG | 4 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
CARINA OLIVEIRA VAZ | 8 | 19/08/2019 | 14/08/2020 |
DEIZE ELIZANDRA VIEIRA FANKA | 2 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
GABRIELA PINHEIRO FRANCO | 20 | 01/08/2019 | 31/01/2020 |
GABRIELA PINHEIRO FRANCO | 4 | 15/08/2018 | 31/07/2019 |
INGRID FURTADO DELGADO | 20 | 01/02/2020 | 31/07/2020 |
INGRID FURTADO DELGADO | 8 | 19/08/2019 | 31/01/2020 |
JULIANA CRUZ DE SOUZA | 2 | 15/08/2018 | 14/08/2020 |
LAIANE MARIA DIAS RODRIGUEZ | 8 | 19/08/2019 | 14/08/2020 |
LARISSA BARZ DE VARGAS | 2 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
LARISSA SANDER MAGALHÃES | 2 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
LUIZA LOPES VIGHI | 4 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
LUÍSA SILVEIRA DA SILVA | 20 | 01/02/2020 | 31/07/2020 |
LUÍSA SILVEIRA DA SILVA | 2 | 15/08/2018 | 31/01/2020 |
MANUELA FERREIRA VIANA | 8 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
MARIANA MARINS CLEFF | 8 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
MILENA DA SILVA LANGHANZ | 4 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
NATHALIA ALVES SPECHT | 4 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
OLAVO DE OLIVEIRA SCHNEIDER | 8 | 19/08/2019 | 14/08/2020 |
PÂMELA CALDEIRA MOREIRA | 8 | 19/08/2019 | 14/08/2020 |
RAFAELA DE OLIVEIRA DAS NEVES | 20 | 01/08/2019 | 31/01/2020 |
RAFAELA DE OLIVEIRA DAS NEVES | 4 | 15/08/2018 | 31/07/2019 |
RAÍSSA ZANATTA | 2 | 15/08/2018 | 30/08/2019 |
RENATA DE LIMA CONTREIRA | 4 | 15/08/2018 | 14/08/2020 |
THALIA DOMINGUES DE LIMA | 8 | 19/08/2019 | 14/08/2020 |