Nome do Projeto
Influência do exercício físico na função cognitiva de mulheres que finalizaram o tratamento primário para o câncer de mama
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/09/2018 - 04/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O objetivo do presente estudo é comparar a função cognitiva de mulheres que finalizaram o tratamento primário para o câncer de mama e participam de um programa de treinamento sistematizado com seus pares inativos. Participarão 20 mulheres ativas e inativas que finalizaram o tratamento primário para o câncer de mama. Metade da amostra (10) será composta por participantes do Projeto de Extensão ERICA (Exercise Reserch in Cancer) realizado na ESEF-UFPel, que tem como atividade a realização de um treinamento combinado (força e aeróbio), portanto ativas. O restante da amostra (10) será composta por mulheres com características semelhantes às participantes do projeto, mas que após o diagnóstico de câncer de mama não tenham realizado nenhum tipo de exercício físico sistematizado. Serão avaliados parâmetros cognitivos e funcionais. As avaliações cognitivas serão realizadas a partir de testes cognitivos, como o Trail Making Test e Teste de Stroop para mensuração da velocidade de processamento, Hopkins Verbal Learning Tests (HVLTs) para avaliação da memória e o Controlled Oral Word Association Test (COWA) para avaliação da função executiva. Os parâmetros funcionais serão avaliados a partir da bateria de testes de Rikli e Jones (1999), sendo o teste de caminhada de 6 minutos para avaliação da resistência aeróbia, sentado, caminhar 2,44m e voltar a sentar para avaliar a agilidade e equilíbrio dinâmico, teste de flexão de cotovelos para força resistente de membro superior e teste de sentar e levantar da cadeira para avaliar a força resistente de membros inferiores. Para análise estatística, será utilizado o teste Shapiro-Wilk e Levene para normalidade e homogeneidade dos dados, respectivamente, e teste T independente para comparação entre os grupos. O nível de significância adotado será de α=0,05 e todos os testes serão realizados no SPSS 22.0.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo é comparar a função cognitiva de mulheres que finalizaram o tratamento primário para o câncer de mama e participam de um programa de treinamento sistematizado com seus pares inativos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHAIANE CALONEGO203/09/201804/03/2019
MARIA LAURA DUTRA RESEM BRIZIO203/09/201804/03/2019
VALÉRIA JARDIM PIRES403/09/201804/03/2019

Página gerada em 07/04/2020 01:21:50 (atualização a cada 15 minutos)