Nome do Projeto
Conceitos fundamentais da Ciência: um percurso epistemológico
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2018 - 27/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
Partindo de uma perspectiva epistemológica, este projeto pretende realizar um estudo sobre diferentes conceitos assumidos fundamentais pela comunidade que atua no campo de pesquisa das Ciências, seja no campo do Ensino ou nos campos de ciência aplicada. Dessa forma, busca-se compreender o processo de gênese, mobilização e didatização dos conceitos utilizados nas Ciências tanto nos espaços da pesquisa química quanto nos de ensino escolarizado (Educação Básica e Superior) dessa área. Para realizar tal proposta serão organizadas etapas de pesquisa quali-quantitativa, englobando entrevistas, análise documental e estudos de caso. Como perspectivas do projeto, pretende-se criar elementos bastantes para contribuir à área das Ciências no processo de reflexão sobre seus fundamentos, sobre o modo como sua produção é incorporada em nos trabalhos de pesquisa e de ensino, bem como sobre os efeitos que a internalização de conceitos clássicos ou novos têm na constituição das Ciências.

Objetivo Geral

2.1. Objetivo Geral
Investigar quais são os conceitos científicos assumidos como fundamentais pelas comunidades que atuam no campo da Química e do Ensino de Química e explorar os processos de como tais conhecimentos fundamentais são inseridos nos espaços de pesquisa aplicada e de ensino escolarizado (nos níveis básico e superior).
2.1. Objetivos Específicos
1. Objetivo: Conhecer as principais personagens das comunidades científicas atuais no campo da Química e da Educação Química que sejam assumidas como “referências” por seus pares.
2. Objetivo: Investigar quais conceitos, teorias e ideias tais personagens assumem como centrais à produção das Ciências.
3. Objetivo: Investigar se na dispersão das comunidades investigadas há concordância com a posição das personagens referentes.
4. Objetivo: Investigar a gênese histórica da construção dos conceitos assumidos como fundamentais.
5. Objetivo: A partir dos conceitos assumidos como fundamentais, investigar os processos de didatização que ocorrem para sua inserção nos universos da pesquisa em Química e do Ensino de Química nos níveis básico e superior.
6. Objetivo: Compreender, por meio de um recorte e estudo de caso, como determinados grupos, inseridos no universo das comunidades do campo da Química e do Ensino de Química, mobilizam os conceitos, teorias, ideias assumidos como fundamentais em suas ações de pesquisa e ensino.
7. Objetivo: Discutir os efeitos da assunção e do trabalho com determinados conceitos no campo das Ciências e de seu ensino na própria produção da área da Química e sua percepção social.
8. Objetivo: Articular as discussões realizadas quanto aos conceitos fundamentais com a proposição de novos conceitos e ferramentas, produzidos nos últimos anos, nas Ciências.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIO ANDRE SANGIOGO101/11/201827/12/2020
FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA2001/08/201931/07/2020
FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA410/11/201831/07/2019
GUILHERME BRAHM DOS SANTOS410/11/201827/12/2020
Laura da Silva Bardini401/04/201927/12/2020
TAVANE DA SILVA RODRIGUES2001/08/201931/07/2020
TAVANE DA SILVA RODRIGUES410/11/201831/07/2019

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