Nome do Projeto
MODELO DE DESENVOLVIMENTO BASEADO EM CONHECIMENTO PARA NEGÓCIOS TRADICIONAIS: COMPREENSÃO DA APLICAÇÃO E DESDOBRAMENTOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/11/2018 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
O conceito fundamental da economia do conhecimento diz respeito à troca de produtos e serviços baseados no conhecimento. Pela sua natureza imaterial, o conhecimento pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo; vendê-lo não diminui a oferta. Desta forma, o conhecimento gera mais conhecimento em um ciclo sem fim. Nesse contexto e numa perspectiva de mercado, o conhecimento pode ser considerado um recurso cujo valor advém de mecanismos tradicionais de mercado, como é o caso da propriedade intelectual, ou na perspectiva do conhecimento como um bem público, aberto e circulante e que pode, portanto, ser livremente compartilhado em mercados de conhecimento. Esta abordagem assume que produtos ou serviços baseados no conhecimento estão disponíveis para distribuição, que alguém quer usá-los, e que o foco do mercado é conectar os dois. Ou seja, a principal função de mercados de conhecimento é combinar soluções existentes com necessidades, e necessidades com aqueles que podem encontrar soluções. Organizações intensivas em conhecimento possuem maior familiaridade no tratamento dos aspectos mais subjetivos da administração do conhecimento. Entretanto, as organizações tradicionais também possuem capitais de conhecimento que podem ser aplicados de modo a compor sua proposta de valor. Neste sentido, o projeto se desenvolve com a utilização de um Modelo de Desenvolvimento Baseado em Conhecimento para Indústria de Manufatura, que foi construído em uma perspectiva de processo de produção de conhecimento e fluxo de valor, no qual foram articulados os elementos habilitadores, entradas, direcionadores, catalisadores e saídas. A compreensão da aplicação deste modelo está relacionada ao desenvolvimento de produtos/serviços baseados em conhecimento, como resultado de uma iniciativa da organização alinhada à sua estratégia de negócios. Como contribuições, o conhecimento passa a compor a proposta de valor da organização, embarcado em produtos/serviços novos ou existentes. Com a inclusão de atributos que irão agregar capitais de conhecimento aos envolvidos a expectativa é que haja a diferenciação da organização em seu mercado de atuação. Da perspectiva teórica o presente projeto contribui para o avanço da pesquisa em DBC no contexto organizacional, ao aproximar aproximar a visão de negócios tradicionais e baseados em conhecimento, tendo a orientação à informação com dimensão mediadora.

Objetivo Geral

Objetivo geral: compreender a aplicação do desenvolvimento baseado em conhecimento por meio de modelo desenvolvido para negócios tradicionais.
Objetivos específicos:
a) desenvolver uma escala para avaliar conjunto de proposições acerca da relação entre a orientação à informação, mercados de conhecimento e inovação aberta;
b) analisar a aplicação do modelo de DBC desenvolvido em organizações tradicionais;
c) examinar a interferência do ambiente externo da organização na forma como os ativos intangíveis são utilizados e agregam valor.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTIANE VASCONCELOS DA ROSA205/11/201816/12/2022
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA205/11/201816/12/2022
ROBERTO TOKUMOTO SEQUEIRA205/11/201816/12/2022

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