Nome do Projeto
Tipos de leite ingeridos no primeiro ano de vida, estado nutricional e composição corporal de crianças brasileiras pertencentes a estudo multicêntrico
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/10/2018 - 31/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
Os primeiros mil dias de vida, período que inicia na concepção e segue até os dois anos de idade da criança, são essenciais para a saúde dos indivíduos. A nutrição durante esse período é considerada um dos principais fatores determinantes do crescimento e desenvolvimento cognitivo, metabólico e imunológico do recém-nascido. Algumas das modificações metabólicas que ocorrem devido à má nutrição nesse período associadas com a obesidade, o envelhecimento e o sedentarismo, em longo prazo, podem influenciar no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, a má nutrição no início da vida parece influenciar nas questões intelectuais e sociais da criança, através da prática de não amamentação, por exemplo. O leite materno representa o alimento mais adequado para o recém-nascido, sendo assim, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida da criança e a manutenção do aleitamento materno complementar até os 2 anos de idade. Contudo, as prevalências de amamentação exclusiva ainda são insatisfatórias, sendo comumente utilizados os substitutos do leite materno, como o leite de vaca e as fórmulas infantis. O tipo de leite ingerido na primeira infância afeta diretamente o crescimento e o estado nutricional. A literatura sobre o tema é bem estabelecida, quando considerado o peso ou o ganho de peso, demonstrando uma relação positiva com o consumo de fórmulas infantis ou leite de vaca, comparando-se ao leite materno. Apesar da medida de peso ser informativa e representar um indicador de risco a curto prazo de desnutrição ou excesso peso, ela, isoladamente, não é capaz de determinar a qualidade do crescimento, em termos de massa gorda e massa livre de gordura. Desse modo, dada à importância de se avaliar a qualidade do crescimento em termos de composição corporal este estudo tem por objetivo avaliar a associação entre tipos de leites consumidos e composição corporal no primeiro ano de vida de crianças brasileiras nascidas a termo pertencentes a estudo multicêntrico através do método de diluição de isótopos estáveis.

Objetivo Geral

Avaliar a associação dos tipos de leites ingeridos durante o primeiro ano de vida com o estado nutricional e a composição corporal aos 12 meses em crianças brasileiras nascidas a termo pertencentes a estudo multicêntrico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DOS SANTOS COSTA215/10/201831/03/2020
MARTIELE DA SILVA OLIVEIRA815/10/201831/03/2020
NATHALIA BRANDÃO PETER315/10/201831/03/2020

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
International Atomic Energy Agency R$ 145.700,00

Página gerada em 24/04/2024 02:41:29 (consulta levou 0.171530s)