Nome do Projeto
PANORAMA SOBRE O PROCESSO ENSINO APRENDIZADEM DE ‘ORIGEM DA VIDA’ NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPEL E NO ENSINO BÁSICO EM PELOTAS-RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/03/2019 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Biologia Geral
Resumo
Entre tantos assuntos importantes nas Ciências, com certeza o entendimento de como a vida originou no nosso planeta é fundamental para entender a evolução das células, a origem da diversidade celular e como os sistemas vivos funcionam. A temática ‘Origem da vida’ é interdisciplinar, envolvendo biologia, física, química e filosofia. Devido sua importância e interdisciplinaridade é esperado que esse conteúdo seja amplamente abordado durante a formação escolar, tanto no ensino básico quanto no superior. Contudo, a literatura mostra que existem dificuldades no processo ensino aprendizagem sobre o conteúdo ‘Origem da vida’ em diversos níveis escolares no Brasil. Vários trabalhos vêm sendo desenvolvidos para analisar as concepções a respeito desse tema e promover formas alternativas de ensino. Apesar dos esforços, tenho percebido como professora há 16 anos lecionando esse assunto na disciplina de Biologia Celular no ensino superior, que os alunos recém formados no ensino médio têm pouco domínio sobre esse conteúdo ou completo desconhecimento. É comum confundirem o conteúdo de ‘origem da vida’ com ‘origem do universo’, e/ou ‘origem das espécies’ e/ou com mitose. Mesmo após estudarem esse conteúdo na disciplina, os alunos não têm um completo entendimento do assunto. Devido à relevância do tema e às dificuldades entorno do seu ensino, é necessário buscar entender como esse tema vem sendo desenvolvido desde ensino básico e como ele é tratado nos cursos superiores que formam professores de Ciências e Biologia. Para tal, propomos fazer uma investigação do processo ensino aprendizagem do tema ‘Origem da vida’ no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e no ensino básico público em Pelotas, objetivando propor ações para melhoraria desse processo.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Levantamento sobre o processo ensino aprendizagem a respeito da temática ‘Origem da vida’ no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPEL e no ensino básico público em Pelotas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
▪Analisar a literatura sobre a temática ‘Origem da vida’ publicada em revistas e anais de encontros na área de educação nos últimos 10 anos;
▪Acompanhar a formação do conceito científico a respeito da temática ‘Origem da vida’ ao longo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPEL para a turma ingressante em 2018;
▪Analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPEL, os planos de ensino das disciplinas do curso e entrevistar os professores e alunos para identificar onde e como o tema ‘Origem da vida’ é tratado no do curso;
▪Analisar as concepções de alunos do último ano do ensino médio público sobre a ‘Origem da vida’;
▪Analisar as metodologias utilizadas pelos professores do ensino médio público para trabalhar o conteúdo de ‘Origem da vida’, comparando com a Base Nacional Comum Curricular e os livros didáticos utilizados nas escolas;
▪Propor alternativas metodológicas para trabalhar o conteúdo ‘Origem da vida’ no ensino médio;
▪Propor mudanças na formação de professores de Ciências e Biologia na UFPEL em relação ao ensino sobre Origem da Vida.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR JAEGER DREHMER207/01/201916/12/2022
JULIENE LOPES COSTA407/01/201916/12/2022
ROBLEDO LIMA GIL207/01/201916/12/2022
THAIS GOTUZZO DE MENEZES MEDINA407/01/201916/12/2022

Página gerada em 10/12/2019 14:37:54 (consulta levou 0.057873s)