Nome do Projeto
Estimativa do Campo de Vento em Alta Resolução com Assimilação Híbrida ETKF-3DVAR para Estimativa de Energia Eólica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/10/2018 - 30/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Resumo
Energia renovável ou energia alternativa são nomes dados a qualquer tipo de energia gerada sem provocar maiores impactos ambientais. Entre os tipos de energia renovável, uma das mais difundidas no mundo atualmente é a energia eólica, a qual depende da intensidade e da continuidade dos ventos em uma determinada região. Entretanto a analise destes fenômenos naturais tem valor relevante na produção de energia, uma vez que ventos de alta ou de baixa intensidade influem no funcionamento dos parques eólicos. Para isto, são utilizados diversos modelos de previsão de modo a detalhar informações que possam servir como parâmetro para regular os locais de geração de energia. Softwares de fundamentação numérica como ETA e WRF são dois exemplos de ferramentas utilizadas para verificar e estimar o comportamento dos ventos em determinadas regiões. A acurácia da previsão numérica do tempo é intrinsecamente ligada à qualidade do processo de assimilação de dados. O modelo WRF, em suas versões mais atuais, possui diversas opções para assimilação de dados, entre estas a Assimilação de Dados Híbrida por Filtro de Kalman por Ensemble e Variacional Tri-Dimensional (ETKF-3DVAR). O método ETKF-3DVAR atualiza a matriz de covariância de erros debackground através do Filtro de Kalman por conjuntos e a minimização da função custo é feita conforme o 3D-Var. O método híbrido ETKF-3DVAR é uma alternativa eficiente para a assimilação de dados em quatro dimensões. De tal maneira, os dados obtidos a partir dos softwares de previsão numérica das condições de mesoescala têm sido manipulados de modo a servir como parâmetro para modelos diagnósticos do campo do vento na microescala. Softwares que trabalham computacionalmente com dinâmicas de fluidos, como o WindNinja, tem sido empregados a modelos WRF de modo a otimizar os resultados obtidos. O objetivo principal deste projeto é estimar o campo de vento em alta resolução para aplicação em energia eólica. A estimativa será realizada através de um sistema de modelos numéricos alimentado com dados observados do campo do vento, pelo uso de um método de assimilação de dados.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é estimar o campo de vento em alta resolução para aplicação em energia eólica. A estimativa será realizada através de um sistema de modelos numéricos alimentado com dados observados do campo do vento, pelo uso de um método de assimilação de dados. Os objetivos específicos são: Verificar o impacto do método de assimilação de dados Híbrida por Filtro de Kalman por Ensemble e Variacional Tri-Dimensional (ETKF-3DVAR) na estimativa do campo de vento em alta
resolução; Aplicar o sistema de modelos em condições extremas de vento (vento fraco e vento forte), visando prever os casos de interrupção do fornecimento de energia nessas situações, tal que o parque eólico precisa suspender o fornecimento de energia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÉSAR MAGNO LEITE DE OLIVEIRA JUNIOR817/10/201830/04/2020
DANIELA BUSKE217/10/201830/04/2020
FABRICIO PEREIRA HARTER417/10/201830/04/2020
NÍVEA MARIA BARRETO NUNES OLEQUES417/10/201830/04/2020
REGIS SPEROTTO DE QUADROS217/10/201830/04/2020

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 36.000,00
CNPqR$ 26.400,00

Página gerada em 26/04/2024 19:22:07 (consulta levou 0.416266s)