Nome do Projeto
O Jogo de Regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de fracasso escolar?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
31/12/2018 - 15/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Psicologia Educacional
Resumo
O presente projeto de pesquisa propõe, tomando como base a teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky, Alexis N. Leontiev e Daniil B. Elkonin, investigar se o jogo de regras no contexto de uma intervenção individualizada é um instrumento para o sucesso em alunos com história de fracasso escolar. A maioria dos estudos sobre fracasso escolar enfoca a existência, a origem e as dificuldades em si sem avançar na busca de caminhos para minimizá-lo. A pesquisa ganha relevância, também, pela inexistência de um trabalho de investigação propondo a busca de caminhos para o enfrentamento de um problema de tamanha complexidade como o fracasso escolar. Por fim, contribuir para a produção de novos saberes que poderão contribuir na formação dos professores e desencadear novas pesquisas. A pesquisa tem caráter qualitativo é baseada em intervenções estruturadas em três momentos: avaliação inicial e final junto aos alunos, mães e professoras e intervenções por meio dos jogos “memória”, “cara a cara” e “damas”. Será efetuada junto a alunos com história de fracasso escolar que estejam cursando o ensino fundamental da Rede Pública da cidade de Pelotas-RS. As intervenções serão realizadas no Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed. Os instrumentos que serão utilizados para coletar os dados das FPS trabalhadas e do desempenho escolar dos sujeitos serão: entrevistas semi-estruturadas, análise documental (boletim acadêmico), observação, Teste de Desempenho Escolar (TDE). A aplicação do teste será de maneira mediada, ou seja, com apoio e a avaliação quantitativa (acerto e erro). O registro das ações, das falas e observações das intervenções será realizado no diário de campo, como também gravado. A análise e interpretação dos dados será por meio do método microgenético e de análise de conteúdo do tipo temática. Posteriormente será solicitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e Termo de Assentimento. Projeto foi desenvolvido no doutorado da Universidade Federal de Pelotas-Faculdade de Educação. Os resultados esperados é que por meio do jogo possa-se realizar a alteração das funções psicológicas superiores e em decorrência os alunos apresentem melhores rendimentos escolares. A repercussão será direta para os alunos do ensino fundamental. Para os acadêmicos de psicologia a repercussão será na utilização da intervenção por meio de jogos em suas práticas psicológicas e em sua formação complemetar

Objetivo Geral

Geral:
Investigar se o jogo de regras no contexto de uma intervenção individualizada é um instrumento para o sucesso em alunos com história de fracasso escolar.
Específicos:
Investigar, se:
o jogo de memória, cara a cara e damas auxiliam o desenvolvimento das FPS;
a mediação realizada pela pesquisadora, no jogo, possibilita o melhor desempenho do aluno nas jogadas;
ocorre imitação por parte do aluno às jogadas da pesquisadora;
o jogo possibilita a criação de ZDP;
o jogo influencia outras áreas do comportamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ PINTO BASILIO231/12/201815/12/2019
JULIO RIBEIRO XAVIER231/12/201815/12/2019
KAREN PEREIRA DA MOTTA301/01/201716/12/2017
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA201/01/201716/06/2017
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVA1031/12/201815/12/2021
SIMONE TAVARES LÜDTKE401/01/201716/06/2017

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