Nome do Projeto
Diversidade de macrófitas aquáticas em uma área úmida no município de Capão do Leão, RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica
Resumo
Áreas alagadas geralmente são consideradas como áreas improdutivas, porém, nesses ambientes encontramos as macrófitas aquáticas que são os vegetais que melhor caracterizam os banhados, elas pertencem a diferentes grupos taxonômicos, podendo incluir algas, musgos, hepáticas, criptógamas e fanerógamas que crescem tanto em águas doces como salinas. As macrófitas aquáticas desempenham um importante papel ecológico, servindo de alimento e local de refúgio para diversas espécies de vertebrados e invertebrados, bem como atuando na ciclagem e estocagem de nutrientes. O presente projeto tem como objetivo realizar um estudo florístico em um banhado localizado no município do Capão Leão, RS. As expedições de campo serão realizadas quinzenalmente, tendo início em maio de 2017 estendendo-se até maio de 2019. Para realizar o levantamento florístico será utilizado o Método do Caminhamento e as plantas serão classificadas de acordo com suas formas biológicas em flutuante fixa, flutuante livre, submersa fixa, submersa livre, emergente, anfíbia, trepadora e epífita. A classificação de forma biológica está sendo realizada no momento da coleta eem laboratório está sendo utilizado bibliografias específicas e quando necessário será consultado um especialista, afim de identificar os táxons. Após as identificações terem sido realizadas, será elaborada uma chave dicotômica para as famílias, gêneros e espécies confirmados no presente estudo. Além disso, um exemplar fértil de cada espécie será depositado no Herbário PEL da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Realizar um levantamento florístico das macrófitas aquáticas presentes em um banhado no município de Capão do leão, RS, Brasil.

Objetivos específicos
• Realizar o levantamento florístico de macrófitas aquáticas fornecendo uma lista de famílias e espécies;
• Classificar as macrófitas aquáticas conforme suas formas biológicas de acordo com a classificação de Irgang e Gastal (1996);
• Elaborar uma chave dicotômica para as famílias, gêneros e espécies confirmados no presente estudo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉSSICA DA CUNHA RAMOS1201/04/201831/12/2018

Página gerada em 20/04/2024 03:59:54 (consulta levou 0.041014s)