Nome do Projeto
Bactérias patogênicas importantes em saúde pública isoladas de animais silvestres, humanos e animais domésticos: similaridade molecular e características fenotípicas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/01/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
As possíveis interações que promovam transmissão de patógenos entre animais silvestres, domésticos e humanos devem ser compreendidas, pois só assim será possível definir estratégias de controle da transmissão dos microrganismos importantes em saúde pública. O objetivo do trabalho é estudar a interação de S. aureus, Y. enterocolitica e Salmonella entre animais silvestres, domésticos e humanos, e algumas características dos isolados. Durante o período de um ano, serão realizados dois tipos de coletas de fezes em um centro de reabilitação da fauna silvestre. O primeiro consistirá em quatro coletas, uma a cada estação, de todos os animais alojados. Nas mesmas ocasiões, também será coletado conteúdo nasal de todos os tratadores e manipuladores dos animais. O segundo será um monitoramento semanal na entrada dos animais no centro. As coletas de fezes dos animais silvestres serão realizadas utilizando zaragatoas estéreis, umedecidas em solução salina 0,85%, diretamente do reto ou cloaca, conforme o caso. A coleta de humanos será realizada com a introdução da zaragatoa em uma das narinas e realização de movimentos circulares. O processo será repetido na outra narina. Em outro segmento do estudo, serão realizadas 12 coletas de morcegos, de abrigos diferentes, situados em construções humanas na região sul do Rio Grande do Sul. Os animais serão capturados com o auxílio de redes de neblina. Serão coletadas amostras de fezes de 20 animais por abrigo, diretamente do ânus, com auxílio de zaragatoas estéreis. Em um terceiro segmento do trabalho, serão selecionadas para o estudo duas propriedades rurais com no mínimo cinco espécies diferentes de animais domésticos. Serão realizadas quatro visitas sucessivas para coletas em cada propriedade. Serão coletadas amostras das fezes de até cinco exemplares de cada espécie doméstica selecionados aleatoriamente e de aves silvestres capturadas com uso de redes de neblina. As amostras de fezes dos animais serão obtidas com uso de zaragatoas estéreis diretamente do reto ou cloaca, conforme o caso. As zaragatoas com o material coletado serão analisadas para determinação da presença de S. aureus, Y. enterocolitica e Salmonella. Os isolados serão avaliados quanto à capacidade de produção de biofilme e à resistência dos isolados de S. aureus à meticilina. Os perfis moleculares dos isolados de cada espécie serão analisados pela técnica de rep-PCR para comparação da similaridade entre eles.

Objetivo Geral

Geral
Estudar a interação de S. aureus, Y. enterocolitica e Salmonella enterica entre animais silvestres, domésticos e humanos, e algumas características dos isolados.

Específicos
Identificar a ocorrência de S. aureus, Y. enterocolitica e Salmonella no trato gastrintestinal de animais silvestres em reabilitação, aves silvestres de vida livre e morcegos que habitam construções humanas.
Identificar a presença de S. aureus, Y. enterocolitica e Salmonella em tratadores de animais silvestres de um centro de reabilitação.
Verificar a similaridade dos isolados de animais silvestres com os dos tratadores e animais domésticos.
Identificar a capacidade de formação de biofilme dos isolados.
Identificar o potencial patogênico dos isolados de Y. enterocolitica.
Testar a resistência dos S. aureus isolados à meticilina.
Conhecer os sorotipos de Salmonella que ocorrem nos animais silvestres.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA RUI107/01/201931/12/2021
DÉBORA RODRIGUES SILVEIRA2007/01/201931/12/2021
KAUANA KAEFER407/01/201931/12/2021
LUIZ GUSTAVO BACH407/01/201931/12/2021
MAURO CEZAR MAYATO NETO2001/08/201931/07/2020
PAULO MOTA BANDARRA107/01/201931/12/2021
THAMÍRIS PEREIRA DE MORAES407/01/201931/12/2021

Página gerada em 19/04/2024 21:17:09 (consulta levou 0.240735s)