Nome do Projeto
Investigação sobre o processo de formação no Programa de Educação Tutorial na perspectiva da Teoria Histórico Cultural.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/12/2018 - 22/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física
Resumo
Neste projeto, utilizamos a Teoria Histórico Cultural da Atividade (THCA) para descrever as hipóteses específicas sobre o processo de formação promovido pelo Programa de Educação Tutorial. Consideramos como hipótese que Atividade desenvolvida no âmbito do Programa tem um formato específico, com características próprias, que não podem ser reduzidas à atividade de estudo, proposta por Leontiev, ou a outras propostas de Atividades de caráter pedagógico propostas na literatura. Denominamos de Atividade Tutorial PET, ou simplesmente, Atividade Petiana, aquela atividade coletiva realizada no âmbito do programa e que tem suas características apresentada a seguir.
Hipóteses
Este projeto de pesquisa parte das seguintes hipóteses gerais que serão testadas no projeto de pesquisa:
1. As categorias da THCA podem ser utilizadas para descrever a Atividade no contexto dos grupos PET;
2. A Atividade no contexto dos grupos PET possui estrutura específica que a diferencia de outras Atividades de formação realizadas no Ensino Superior; Três elementos ou categorias são essenciais para caracterizar a atividade petiana: o seu caráter específico de trabalho coletivo, a existência das relações tutoriais e as suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão.
3. Para o entendimento do processo de formação promovido pela Atividade petiana, é necessário observar o desenvolvimento em três planos de análise:
3.1. aquele correspondente ao processo individual de formação dos integrantes discentes, tutor e colaboradores (discentes e docentes) do grupo;
3.2. aquele correspondente à transformação do próprio grupo, transformação essa caracterizada pela transição das necessidades, motivos e objetivos das atividades do grupo durante a atuação deste desde sua criação;
3.3. aquele correspondente às transformações sofridas pela instituição devidas a presença dos grupos PET em seu contexto de formação.
O trabalho se desenvolverá em colaboração com o professor Thiago Pereira, da UFFS e incluirá o acompanhamento dos grupos PET daquela instituição. A escolha dos grupos a serem investigados se deve ao fato de que a UFFS é uma das novas instituições federais criadas na vigência do projeto REUNI. O cinco grupos PET da UFFS foram criados em 2010 a partir de projetos que concorreram no Edital 9/2010 do PET/SESu/MEC. Assim, os grupos acompanharam o próprio processo de criação da universidade e existe um vínculo acadêmico intenso entre as histórias dos grupos da instituição.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Investigar a adequação das categorias da Teoria Histórico Cultural da Atividade e da Atividade Petiana para compreender o processo de formação pela Educação Tutorial como desenvolvida no Programa de Educação Tutorial;
Objetivos específicos:
1. Investigar a adequação do uso das categorias da THCA, articuladas através do conceito de Atividade Petiana, para descrever o desenvolvimento das atividades de um conjunto dos N grupos PET pertencentes a UFFS (hipótese 1), buscando evidenciar quais são as demandas, os motivos, os objetivos, as ações e operações presentes nas atividades desenvolvidas pelos grupos PET da UFFS.
2. Investigar a adequação das categorias de trabalho coletivo, relações tutoriais e integração ensino, pesquisa e extensão para descrever a Atividade dos grupos PET da UFFS (hipótese 2);
3. Investigar em que medida e como os grupos se articulam para que seus integrantes desenvolvam seu processo de formação, promovendo a construção da autonomia e a transformação gradativa de ações em operações e a apropriação das ferramentas culturais pelos seus integrantes;
4. Investigar, no âmbito da UFFS, a adequação dos planos de análise individual, de grupo e institucional e suas inter-relações para promover o entendimento da formação do contexto do PET (hipotese 3);
4.1. Investigar o processo histórico de formação da UFFS, apresentando os movimentos de organização social e as demandas sociais que deram origem a Universidade.
4.2. Investigar como esse processo histórico de formação se reflete nos objetivos, metodologias e valores presentes nos planejamentos de atividades dos grupos PET da instituição;
4.3. Investigar como o trabalho coletivo, as relações tutoriais e articulação entre ensino pesquisa e extensão promovem a evolução histórica das atividades de cada grupo, analisando como evoluíram as demandas, os motivos e os objetivos das atividades
4.4. Relacionar as demandas, os motivos e os objetivos das atividades com as demandas sociais e o papel exercido pela UFFS na região;
Objetivos específicos:
1. Investigar a adequação do uso das categorias da THCA, articuladas através do conceito de Atividade Petiana, para descrever o desenvolvimento das atividades de um conjunto dos N grupos PET pertencentes a UFFS (hipótese 1), buscando evidenciar quais são as demandas, os motivos, os objetivos, as ações e operações presentes nas atividades desenvolvidas pelos grupos PET da UFFS.
2. Investigar a adequação das categorias de trabalho coletivo, relações tutoriais e integração ensino, pesquisa e extensão para descrever a Atividade dos grupos PET da UFFS (hipótese 2);
3. Investigar em que medida e como os grupos se articulam para que seus integrantes desenvolvam seu processo de formação, promovendo a construção da autonomia e a transformação gradativa de ações em operações e a apropriação das ferramentas culturais pelos seus integrantes;
4. Investigar, no âmbito da UFFS, a adequação dos planos de análise individual, de grupo e institucional e suas inter-relações para promover o entendimento da formação do contexto do PET (hipotese 3);
4.1. Investigar o processo histórico de formação da UFFS, apresentando os movimentos de organização social e as demandas sociais que deram origem a Universidade.
4.2. Investigar como esse processo histórico de formação se reflete nos objetivos, metodologias e valores presentes nos planejamentos de atividades dos grupos PET da instituição;
4.3. Investigar como o trabalho coletivo, as relações tutoriais e articulação entre ensino pesquisa e extensão promovem a evolução histórica das atividades de cada grupo, analisando como evoluíram as demandas, os motivos e os objetivos das atividades
4.4. Relacionar as demandas, os motivos e os objetivos das atividades com as demandas sociais e o papel exercido pela UFFS na região;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE VARGAS ILHA | 2 | 24/04/2017 | 21/12/2018 |
ELISABETE CARDOZO RODEGHIERO | 2 | 24/04/2017 | 21/12/2018 |