Nome do Projeto
DESENVOLVIMENTO E VALIDADE RELATIVA DE UM QUESTIONÁRIO QUANTITATIVO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO ADULTA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2019 - 14/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
A avaliação do consumo alimentar de populações é hoje um desafio para a epidemiologia nutricional. Esse ramo da ciência da nutrição pesquisa a associação de particularidades da dieta, e do estado nutricional, com o aparecimento de enfermidades na população. O Questionário de Frenquencia Alimentar (QFA) tem sido utilizado na epidemiologia nutricional devido à possibilidade de investigar o consumo usual, ao longo do tempo, e classificar os indivíduos segundo gradientes de consumo, ou seja, identificar as ingestões extremas (mínimas e máximas) de alimento. Os autores dessa pesquisa desconhecem um questionário que tenha sido desenvolvido e validado para população da região sul e que tenha utilizado uma metodologia de construção e avaliação do método desenvolvido de maneira criteriosa. METODOLOGIA: Como instrumento de pesquisa será utilizado o QFA, que será desenvolvido para a população em questão. Será realizada nos Laboratórios de Avaliação Nutricional das Faculdades de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade do Vale do Itajaí. O QFA será construído a partir de informações da base de dados, fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 2 dias de registros alimentares, não consecutivos, obtidos no Inquérito Nacional de Alimentação, realizado durante a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. Será realizada uma 'validade de face' por profissionais nutricionistas e especialistas em QFA, que consiste em uma revisão da 1ª versão do QFA desenvolvido, logo será feita a 'validade de conteúdo', onde os mesmos profissionais classificarão cada pergunta contida no QFA. Após, ocorrerá uma 'pesquisa pré-teste', que consiste na aplicação do QFA para estudantes de nutrição, afim de avaliar a compreensão do mesmo. Em seguida, será feita a 'validade relativa do QFA' com estudantes e funcionários das universidades, estes responderão 4 recordatorios de 24 horas com intervalos de um mês, os quais serão aplicados em contraste a dois QFAs que serão aplicados no início e no final do estudo. Os dados dietéticos serão avaliados por meio do software GloboDiet, desenvolvido para estimar o consumo alimentar da população brasileira. A análise dos dados será por meio de diferença de médias e estimativas de correlação de Pearson ou Spearman, ajustados pela energia e corrigidos pela variância intrapessoal pelo Método de Múltiplo Passo, bem como pela classificação cruzada dos métodos.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um questionário quantitativo de frequência alimentar (QFA) para quantificação do consumo alimentar da população adulta da região Sul do Brasil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver um QFA quantitativo para a Região Sul.
- Verificar a validade de face do QFA desenvolvido.
- Realizar a validade de conteúdo das perguntas qualitativas do QFA desenvolvido.
- Avaliar a compreensão do QFA em um grupo teste na região sul do país.
- Avaliar a validade relativa do QFA em um grupo na região sul do país.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MANOELA TEIXEIRA DA SILVA1001/11/201631/12/2018
MARIA EDUARDA MONTEIRO DA CUNHA DE SOUZA1001/11/201631/12/2018
MARIELE DOS SANTOS ROSA XAVIER1001/11/201631/12/2018

Página gerada em 28/03/2024 13:10:56 (consulta levou 0.042422s)