Nome do Projeto
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 28/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
O uso de mapas, atlas e mais recentemente as tecnologias provenientes do sensoriamento remoto tem se constituído importantes ferramentas na formação dos educandos e que fazem parte do currículo escolar. Na ciência geográfica e na Cartografia as noções espaciais constituem-se num alto potencial formador do raciocínio lógico dos alunos, independentemente do nível de ensino ao qual este aluno está inserido. Porém, os alunos precisam aperfeiçoar a aquisição do conhecimento da realidade bem como compreender e utilizar de forma correta, as representações espaciais. Nesse sentido, o uso de Atlas Escolares, mais especificamente os Atlas Geográficos Escolares, podem contribuir de forma direta, uma vez que essa proposta, busca apontar para um trabalho conjunto de formação entre alunos e professores, que se materializa, por intermédio de uma linguagem gráfica e de conteúdos adaptados ao nível de ensino a que se destinam, bem como às especificidades da realidade local. Apesar da importância da Cartografia no ensino de Geografia é sabido que essa questão é muitas vezes negligenciada na formação do profissional de licenciatura, sendo este, um conteúdo por muitas vezes considerado técnico e restrito ao curso de bacharelado, faltando aos futuros professores, um trabalho mais completo ligado a Alfabetização Cartográfica, intermediado pela pesquisa, em sua formação inicial. Nesse sentido, o presente projeto visa à elaboração de um Atlas Geográfico Escolar sobre o município de Pelotas-RS, composto por capítulos, os quais abordam conteúdos referentes aos aspectos físicos, ambientais, culturais e socioeconômicos, podendo serem trabalhados de forma independente, a partir de uma proposta dinâmica, participativa e interativa com professores, alunos de graduação e pós-graduação, de cursos de Licenciatura em Geografia.
Objetivo Geral
Objetivo geral
Investigar o processo formativo do professor do Ensino Fundamental, que atua na rede pública de ensino, bem como a construção dos saberes geográficos, a partir da mediação com o Atlas escolar municipal de Pelotas-RS.
Objetivos específicos
a) Organizar um conjunto de informações atualizadas e georeferenciadas referente ao município de Pelotas-RS, dentro de uma sistematização gradativa do conhecimento, para a elaboração do atlas escolar;
b) Construir um banco de dados digital em Sistema de Informações Geográficas (SIG);
c) Analisar, tratar e interpretar dados provenientes de observações, de registros estatísticos ou de qualquer outra fonte de informação;
d) Elaborar, com apoio de professores da rede pública de ensino, um Atlas escolar que permita ao aluno e ao professor, perceber, representar e conhecer o espaço geográfico em que está inserido, numa visão curricular regional e contextualizada;
e) Contribuir com a formação continuada dos professores envolvidos no trabalho com o material didático elaborado;
f) Avaliar, através de oficinas temáticas, os saberes geográficos dos professores do Ensino Fundamental;
g) Ampliar a parceria com as instituições envolvidas, no desenvolvimento de pesquisa sobre o Ensino de Geografia e cartografia escolar;
h) Divulgar os resultados da pesquisa, através dos Atlas escolares, em eventos científicos e periódicos, bem como em debates com os professores do Ensino Fundamental da rede pública de ensino.
Investigar o processo formativo do professor do Ensino Fundamental, que atua na rede pública de ensino, bem como a construção dos saberes geográficos, a partir da mediação com o Atlas escolar municipal de Pelotas-RS.
Objetivos específicos
a) Organizar um conjunto de informações atualizadas e georeferenciadas referente ao município de Pelotas-RS, dentro de uma sistematização gradativa do conhecimento, para a elaboração do atlas escolar;
b) Construir um banco de dados digital em Sistema de Informações Geográficas (SIG);
c) Analisar, tratar e interpretar dados provenientes de observações, de registros estatísticos ou de qualquer outra fonte de informação;
d) Elaborar, com apoio de professores da rede pública de ensino, um Atlas escolar que permita ao aluno e ao professor, perceber, representar e conhecer o espaço geográfico em que está inserido, numa visão curricular regional e contextualizada;
e) Contribuir com a formação continuada dos professores envolvidos no trabalho com o material didático elaborado;
f) Avaliar, através de oficinas temáticas, os saberes geográficos dos professores do Ensino Fundamental;
g) Ampliar a parceria com as instituições envolvidas, no desenvolvimento de pesquisa sobre o Ensino de Geografia e cartografia escolar;
h) Divulgar os resultados da pesquisa, através dos Atlas escolares, em eventos científicos e periódicos, bem como em debates com os professores do Ensino Fundamental da rede pública de ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA | 1 | 11/03/2019 | 28/02/2022 |
José Luiz Lourenço Ribeiro | 20 | 01/09/2020 | 31/12/2020 |
LIGIA CARDOSO CARLOS | 1 | 11/03/2019 | 28/02/2022 |
LIZ CRISTIANE DIAS | 1 | 11/03/2019 | 28/02/2022 |
RAUL RUBIRA RODRIGUES | 1 | 11/03/2019 | 28/02/2022 |
SHAKIRA PORCIUNCULA SALASAR | 1 | 11/03/2019 | 28/02/2022 |
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | 20 | 01/09/2021 | 31/08/2022 |
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | 20 | 01/01/2021 | 31/08/2021 |