Nome do Projeto
Promoção de estratégias de autorregulação na escrita
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/04/2019 - 01/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto de pesquisa Promoção de estratégias de autorregulação da escrita tem como objetivo capacitar os professores e pibidianos do curso de Pedagogia/UFPel a implementarem autonomamente estratégias de escrita, por meio de uma intervenção que buscará promover a criatividade na estimulação da produção escrita no ensino explícito de estratégias de autorregulação na escrita dos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Fundamental. A coordenação do projeto conta com a participação da Dra. Ana Margarida da Veiga Simão, da Universidade de Lisboa. Intenciona-se com o projeto investir no acompanhamento da intervenção que objetiva verificar se os alunos melhoraram na qualidade das suas histórias, na estrutura dos textos, no conteúdo e no vocabulário utilizado. Destaca-se a importância da realização do Projeto CriaTivo voltada para a melhoria da competência escrita dos alunos, sublinhando a validade da utilização de estratégias autorregulatórias para a composição e a aprendizagem da escrita e, simultaneamente, permitir também comparar se as experiências positivas de escrita vivenciadas pelos alunos de Lisboa, podem ser também vivenciadas pelos alunos do brasileiros. O projeto será realizado em escolas da rede pública municipal. Entende-se que é fundamental apoiar o professor na sua prática pedagógica de desenvolvimento das competências de escrita dos seus alunos. Saber escrever é mais do que respeitar regras formais, é mais do que aprender os mecanismos de planejar, redigir e rever. Com estes argumentos, está mais do que justificada a importância deste projeto, uma vez que se tem necessidade de implementar práticas que possam efetivamente contribuir para o avanço da aprendizagem da escrita dos alunos e para os professores ensinarem a escrita. Acompanhará todo o projeto uma doutoranda que investigará a atuação do Pibid Pedagogia na formação do desenvolvimento profissional.

Objetivo Geral

Capacitar os professores a implementar autonomamente o projeto na sala de aula, com os seus próprios alunos, constituindo-se assim numa ferramenta para o desenvolvimento profissional dos professores.
Promover a aprendizagem de estratégias autorregulatórias associadas ao processo de escrita;
Fomentar atitudes motivacionais em relação à escrita;
Promover a criatividade na composição escrita;
Fomentar a produção escrita;
Promover a qualidade da composição escrita;
Utilizar o trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional no âmbito do ensino explícito de estratégias autorregulatórias na escrita.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EMILY MACIEL DA COSTA402/04/201901/12/2020
REJANE FLOR MACHADO402/04/201901/12/2020
VÉRA LUCIA DOS SANTOS SCHWARZ402/04/201901/12/2020

Página gerada em 19/04/2024 19:34:28 (consulta levou 0.049816s)